quinta-feira, março 15

Clássico no Dragão: curto prazo contra ataca

Jesualdo Ferreira
Enquanto Abril não chega, Jesualdo Ferreira desliza em águas mais ou menos calmas e reconfortantes. Para o jogo de sábado frente ao Sporting a conjuntura de curto prazo do treinador portista é azul e as perspectivas de um bom resultado atracam, consoantemente, em bom porto. Algumas semelhanças na conjuntura de curto prazo de Jesualdo para sábado, com o mesmo tipo de conjuntura verificada para Fernando Santos no jogo da 1ª volta em Alvalade.


É vital que vença o clássico frente ao Sporting de modo a encarar o mês de Abril com outro à vontade: a almofada de segurança que os pontos de avanço sobre o Benfica lhe proporcionam pode revelar-se pouco fofa no momento de encarar as consequências de uma ou duas jornadas menos positivas durante o mês das águas mil.

Importantíssimo capitalizar em 3 pontos o bom momento conjuntural de curto prazo.



Paulo Bento
Apesar de melhorias nas conjunturas de médio prazo para grande parte dos seus atletas, Paulo Bento continua a debater-se com uma profunda luta interior de modo a conseguir lidar com o poder (Soares Franco? Pedro Barbosa? Outros?) e suas nuances. Tanta ambição e vontade de vencer resultam, normalmente, ora em crises profundas ora em vitórias reconfirmantes de posição mas, para já, a conjuntura de curto prazo do treinador leonino vai dando mais suporte à hipótese “crise” que à hipótese “vitória”.

A já mencionada melhoria das conjunturas de médio prazo de grande parte do plantel leonino não tem base capaz de curto prazo para que lhe possamos atribuir nota global positiva, e a semana seguinte ao jogo no Dragão não traz abundância de factores planetários reveladores de popularidade na conjuntura de Bento.

Qualquer resultado que não passe por uma vitória no Dragão deixa, probabilisticamente, muito difícil a re-colocação do Sporting na luta pelo título, e a conjuntura de curto prazo de Paulo Bento e de alguns dos seus jogadores é um obstáculo de média grandeza a que esse objectivo seja atingido. Resta esperar que, como já aconteceu no passado, a conjuntura de médio prazo seja capaz de "abafar" a de curto prazo. Na jornada de 1 de Abril esta conjuntura de curto prazo sofre melhorias.

Etiquetas: , , , ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Enquanto Abril não chega, Jesualdo Ferreira desliza em águas mais ou menos calmas e reconfortantes. Para o jogo de sábado frente ao Sporting a conjuntura de curto prazo do treinador portista é azul e as perspectivas de um bom resultado atracam"

"a conjuntura de curto prazo do treinador leonino vai dando mais suporte à hipótese “crise” que à hipótese “vitória”"

Cada tiro, cada melro.
Cada cavadela, caminhoca.
Cada... you get the point!

É d'AAAAAASSSAAAAAA!!!!

11:59 da tarde  
Blogger galvao99 said...

tarolas, mais conhecido como o "agoiro vermelho" ou ainda como o "abutre lampião", fez o seu voo rasante. Vê lá se a conjuntura de curto prazo positiva do Jesualdo ainda se revela. O teu telefonema de "big mouth" já aconteceu, e a jornada ainda não acabou!

12:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Importa-se de repetir?

Exmo Bruxo (atente que escrevi bruxo com b grande, em sinal de qualquer coisa que não me alembra agora...),

V. Exa não vê boi disto! Atão não repara que o Glorioso está com a "estrelinha" (supostamente a sua especialidade) de CAMPEÃO? :)

Abraço Tarolas, vai dizendo coisas :)


É à RRREEEEVVVIIIIEEENNNGGGAAA!!! :)

10:56 da tarde  
Blogger galvao99 said...

É assim, gostei.Não, gostei mesmo muito. Esse compasso de espera foi fantástico, como quem diz "nao acredito em bruxas e big mouths mas los hay hay, portanto vou guardar a viola a ver se os lamps nao sao empacotados na amadora e depois logo dou asas à matraca".

Tarolas, eu sei que o Benfica tem estrelinha, bastava teres ido ler as previsoes que publiquei em Setembro 2006 qdo os unicos resultados da equipa era um duplo 3-0 com Sporting e Boavista e 1 empate na terra dos vikings contra uns coxos quaisquer. Nessa altura é que tens que ir ver a estrelinha, e espero que compreendas o que quer dizer 1ª fase da temporada e 2ª fase da temporada, pois vindo de ti já sei que isso pode ser uma questao em debate. Relativamente ao Fernando Santos, vai ler este post que te era dedicado mas que deixaste passar na altura (http://astrocosmo.blogspot.com/2006/09/vem-o-slb-200607.html), e ainda bem que o escrevi senao ainda forjavas o papel e tudo.

Relatativamente à "micro-fase conjuntural" resumiu-se a 1 jogo (derrota em Paris como tu previste!!!!), e pode dizer-se, de certa forma, que a montanha pariu um rato. Mas qtos jogos poderiam ser uma micro fase conjuntural? 2 ou 3?

Depois, se tiveres com muita vontade, tb podes ir ler isto http://astrocosmo.blogspot.com/2007/01/jesualdo-de-profeta-cruz.html, publicado 2 dias depois do Porto ter ficado com uns 9 pontos de avanço sobre o 2º classificado, e podes procurar tb tudo o que foi repetido até ao vomito relativamente ao Sporting (que melhorava e muito depois da jornada de Leiria). Os jogos especificos nao sao, por certo, o nosso forte, e isso já ha muito que é aqui assumido (e o foi por diversas vezes), mas uma coisa nao invalida a outra. Nao se baralha tudo, e se manda tudo fora so porque há um erro (embora crasso!).

Por isso, tarolas, tás armado em estrela? ANDO NISTO HÁ 30 ANOS

MAINADEE

DÓBRÁ ESPINHA RAPAZIIIIINHHHEEEE

9:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home