domingo, março 4

Quem nunca errou que mande a segunda mensagem

1. O empate do Sporting em Leiria marca o fim da conjuntura planetária complicada que jogadores e treinador leoninos têm suportado desde meados de Janeiro 2007. Como excepção, e tal como fomos adiantando, temos Liedson, que "explicou" com a sua expulsão o porquê de um mês de Março abaixo do normal. A partir daqui, e de uma maneira geral, podemos esperar um Sporting com mais sorte e eficácia. Os miúdos estão prontos para as vitórias, e Bueno, Alecsandro, Romagnoli, Paredes, Polga e Caneira são a experiência capaz de suportar a inexperiência da equipa. Já era tempo. Como balanço deste período ficam os 9 pontos de desvantagem para FCP e 5 para SLB.
2. Os erros que se cometem a efectuar previsões astrológicas, na maior parte das vezes, são erros repetidos. Como na vida, o grande objectivo é lembrar o passado para não repetir os mesmos erros mas, quase sempre, esse objectivo não é alcançado. A análise à sub-fase conjuntural do SLB para esta segunda metade da temporada é um exemplo claro a que nos podemos agarrar.
Na análise global que fizemos para os benfiquistas ficou assente que a segunda metade da temporada seria bem melhor do que a primeira. No entanto, e devido à conjuntura de alguns jogadores, casos de Quim e Simão, previmos alguns resultados menos positivos para finais de Fevereiro e inicios/meados de Março. Até aqui, como é bom de ver, nem os maus resultados surgiram, nem Quim ou Simão apresentaram sinais de queda de rendimento. Então, qual foi o erro?
Uma das premissas básicas para enquadrar conjunturas de uma equipa é a de que, se o treinador apresenta uma conjuntura de qualidade, é demasiado arriscado prever maus resultados da equipa. Tem de existir uma consonância entre as conjunturas dos jogadores com a do treinador. No caso do Benfica isso não sucedeu, pois a conjuntura de Fernando Santos até final de Fevereiro era bem positiva. Surgem então as conjunturas de Quim e Simão a baralharem as contas, e elas são, não a consequência, mas sim a causa originária do erro de análise.
Procuro, como sempre, tentar encontrar uma posição de imparcialidade nas análises que vou fazendo, detectando os meus erros e não deixando que problemas de ego interfiram nas análises e, dessa forma, assumir o falhar de uma previsão deve ser sempre o ponto de partida para encontrar o fio à meada. Digo isto para que não fiquem dúvidas de que não insisto em previsões que parecem erradas apenas para me defender, mas sim porque, após uma re-análise, penso ter encontrado as razões de as coisas não terem ido de encontro ao previsto.
Ora, o caso do Benfica parece-me estar directamente ligado à conjuntura de Fernando Santos. É a partir de inicios de Março que a conjuntura do treinador benfiquista turva. Então, perguntarão muito bem, onde "ficam" as conjunturas de Quim e Simão? No caso de Quim, que defendeu uma grande penalidade frente ao Desportivo das Aves e se exibiu a bom nível, a sua conjuntura continua com um potencial de queda de rendimento durante as próximas 2 a 3 semanas. No caso de Simão, confesso que não compreendo o porquê de não ter sido "afectado" pelas configurações planetárias que apresentou na segunda metade de Fevereiro, mas olhando para as mesmas configurações planetárias que já antes, no inicio da temporada, estiveram activas, observo que, nessa ocasião, os efeitos se fizeram sentir um pouco fora de tempo, o que vai de encontro ao timing de resultados menos positivos nas próximas semanas. Não compreendo porquê, mas assim foi.
Outra questão pertinente é a de saber porque razão coloco tanta "fé" na conjuntura de Fernando Santos. Porque, até esta fase da temporada, a equipa reagiu sempre em consonância com a conjuntura do treinador Benfiquista, o que reduz imenso o risco de estar a ser "enganado". Como sempre digo nas previsões que efectuo, nada é certo até que aconteça, mas é à priori que se fazem previsões. Falhando ou acertando, o importante é ser sempre intelectualmente sério, e isso implica tentar compreender onde se falhou. Aqui ficam, à priori, as possíveis causas ao timing inexacto para a sub-fase benfiquista. À posteriori se verá se estamos certos ou nem por isso.
P.S - Recebi hoje uma mensagem no voice mail de um primo meu. Se bem se lembram, é aquele primo que perdeu um papel assinado por mim a dizer que o SLB não seria campeão com Koeman em 2005/06. O conteúdo da mensagem tinha que ver com a defesa de Quim ao penalty com o Aves e a sua ligação com a previsão do astrocosmo para esta sub-fase do benfiquista. Confesso que senti esta mensagem como um sinal divino, porque o meu primo tem uma certa tendência para o chamado "big mouth", que é como quem diz, para falar quando não deve. É um dom divinatório, mas ao contrário. Espero que ele não tenha perdido capacidades :)

Etiquetas: , , , , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é caso pra dizer "maldito" primo :s ...logo agora que eu estava a ganhar reais esperanças...


---
Poder-se-á dizer, então, que o proximo jogo do Benfica ( da taça uefa -PSG) precisa de correr mal , isto é, pode ser o desastre necessário para a salvação no campeonato ser ainda possivel ? ( salvação significa ganhar ou, pelo menos, lutar até ao fim)
Um mau jogo em Paris - exibição e resultado - ( e dps há tbm a possivel eliminação daqui a 15 dias) pode funcionar como uma forma de escape .Limpando assim com essas conjunturas negativas que tenderão a afectar nas proximas semanas o plantel e treinador benfiquista.
Depois, seria só esperar que no jogo com o Leiria - empolgado com um possivel tropeção na madeira(?) - haja alguma "estrelinha" e que mesmo nao jogando bem se consigam os 3pontos.


Bom, mas sendo que o Porto parece que tambem não vai ter a vida facil nesta fase ( chelsea, maritimo(?) e dps apanha com um scp astralmente protegido) as proximas duas semanas serão mesmo decisivas para o campeonato( ou não ? ). Pelo menos para SCP e SLB porque mesmo que estes se safem e o porto escorregue este continua (devido à vantagem actual) sempre na luta.


J

12:22 da manhã  
Blogger andre_vedder said...

Toda a jornada da Liga dos campeões já disponível.
Basta entrar e visualizarem onde poderão ver todos os jogos.

WWW.FUTEBOLNATV.BLOGSPOT.COM

ABRAÇOS

10:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

maldito primo uma porra! pra mim, pra mim, eu é q precebo disto!:-) pra mim... LOL

o Glorioso vai ganhar a uefa e o campeonato! :-) vi nas estrelas e na lua tb.

para o bruxo de serviço so tenho uma palavra:

JAAAAAARRRRRRDDDEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEELLLLLLLLLL :-)

3:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home