sábado, março 17

Privado

Em Itália há uma nova lei que proíbe a publicação de noticias relacionadas com a vida privada dos cidadãos que não tenham qualquer interesse publico. Surge no seguimento do escândalo de chantagem de que foram vítimas alguns jogadores de futebol, "apanhados" por objectivas fotográficas na companhia de fêmeas que não as respectivas.
Em Portugal esta noticia não levantou grandes comentários. É natural. Boa parte das publicações nacionais, e até de alguns "talk shows" televisivos, sustentam-se da vida privada dos famosos, dos seus relacionamentos e podres, e da respectiva natureza "voyeuristica" de boa parte da nossa população.
Não sei se será necessário que se adopte uma lei deste género no nosso país. Isto porque, ao contrário de outros países, a maior parte dos famosos Portugueses querem-no ser, apesar de não apresentarem qualquer cartão de visita ou qualidade que não seja a própria exposição publica de suas vidas privadas. Diria até que grande parte dos nossos "famosos", filhos da geração "Big brother", ganham a vida a fazerem de figuras publicas.
Não deixa, no entanto, de constituír um atentado ao pudor as discussões públicas, em orgãos de comunicação social, sobre quem teve a culpa de determinada relação pessoal ter acabado; quem encornou quem; e outros pormenores absolutamente repugnantes e irrelevantes para quem tenha o mínimo respeito pela vida privada do seu concidadão.