segunda-feira, setembro 17

Maniche: contra os canhões, marchar, marchar

A vida dá voltas e cambalhotas, e a dos jogadores de futebol servem muitas vezes para nos apercebermos disso através de um fenómeno de projecçao e identificação. Mantendo o acento tónico na renovação da selecção nacional, referir-me-ei nesta posta à situação de Maniche.
Depois da magnifica ascensão que protagonizou na equipa Portista orientada por Mourinho, Maniche iniciou uma queda abrupta na sua carreira profissional. A opção pelo campeonato Russo e o desmembramento do plantel portista pós-vitória na liga dos campeões foram, em grande parte, responsáveis por isso, mas não se pode escamotear que o jogador falhou quando teve oportunidade de fazer parte do plantel do Chelsea.
A mudança para o Atlético Madrid não foi realizada com facilidade, e na sua primeira época o rendimento do atleta e uma vida extra-futebol muito críticada, levaram-no a deixar de ser opção de Scolari. O que é facto é que Maniche está volta à selecção. E em boa hora.
Mais do que tentar analisar o curto/médio prazo da carreira futura de Maniche importa referir uma realidade conjuntural semelhante entre outros integrantes do nucleo duro da nossa selecção. E nessa perspectiva diriamos que é mais importante começar a pensar no mundial 2010 do que, própriamente, fazer finca pé numa carreira fulgurante no Euro 2008.
O caso Maniche é paradigmático, e aponta-nos um extraordinário potencial conjuntural de realização profissional durante as temporadas 2008/09 e 2009/10, apesar de algumas recaídas que terá de ultrapassar.
A par do crescimento conjuntural de outros atletas a que já fizemos referência nestas páginas, a selecção tem tudo a ganhar em manter nas suas fileiras um dos mais magnificos e vencedores médios Portugueses de todos os tempos.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sou um fiel leitor das paginas do astrocosmo,e estou a estranhar ainda não haver uma previsão ao pontecial vencedor desta epoca 2007/2008 ,acho que este deve ser o desejo de muitos leitores do blog...sem querer abusar ,abusando gostava de ver um estudo do camacho....obrigado,tudo de bom.

7:13 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Caro anonimo, é com grande pena minha que esta época do astrocosmo esteja com previsoes tao atrasadas. Isso sucede porque a minha profissão principal não é esta, e para sobreviver não posso deixar de me dedicar à minha actividade "ganha-pão".

A previsão para o Camacho não foi feita nem sei quando o será. Isto acontece porque para analisar a conjuntura de Camacho preciso de a enquadrar na conjuntura da maior parte dos jogadores do benfica. Só assim se conseguem resultados eficientes e so assim se faz astrologia com credibilidade.

Nao quero deixar que a minha falta de tempo reduza a qualidade do meu trabalho astrologico, por isso, logo veremos se vou ter tempo para satisfazer o seu pedido.

abraço

8:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home