"pois a fase critica em fevreiro , idas ao dragão e a alvldade .....ja fomos...em contrapartida o novo ano e melhor para o porto , a boa aura para o p.bento , ja fomos ....o porto teve uma fase ma , mas não fui assim tão ma , resistiu e esta lançado em todas as competições , infelizmente..."
leitor atento
"Essa "fase crítica" não será demasiado prolongada para permitir pensar num êxito no final da temporada? É que um dos melhores momentos durar 2/3 semanas, e o pior momento durar quase dois meses parece-me demasiada areia para o camião encarnado...Oxalá me engane! ;)"
Há 3 semanas atrás, mais exactamente antes de se iniciar este semi-ciclo do SLB, dizia-se o inverso, que o Benfica é que estava lançado, e que Porto e Sporting não tinham grandes hipóteses. Sem querer fazer "futurologia" barata, o que me parece é que em meados de Janeiro 2009 estaremos em nova onda de euforia encarnada.
Por outro lado, devemos manter em perspectiva dois aspectos essenciais.
O primeiro é de que a fase complicada que se inicia em finais de janeiro e que se prolonga até meados/fins de Março 2009, está impregnada de algumas configurações planetárias de qualidade. Ou seja, nem tudo serão porradas e derrotas. E como não faço previsões para jogos especificos (ou, fazendo, sou muito fraquinho na matéria), o calendário diz-me pouco, muito menos adiantarei, pelo menos para já, o que me parece o FCP-SLB de 8/02/2009.
O segundo é o de que o Benfica está em competição com dois rivais e que estes rivais tambem terão dificuldades a ultrapassar. Todos os anos deparo-me com um problema complicado para resolver. Preciso de focar-me mais numa equipa que nas outras duas de modo a conseguir retirar melhor rendimento do meu trabalho. Esta época a equipa mais desfavorecida talvez esteja a ser o FCP. O facto de dizer que a segunda metade da temporada terá menos dificuldades assenta em dois pontos: melhoria da conjuntura de alguns jogadores, e desconhecimento da hora de nascimento de Jesualdo de modo a conseguir localizar pontos de críse. Mas o que é facto é que esses pontos de críse existem, restando saber o momento exacto da deflagração dos mesmos.
Neste ultimo aspecto começa a fazer-me sentido que a primeira metade de Janeiro possa trazer algumas dificuldades a Paulo bento, e que Jesualdo tambem seja atingido tanto no inicio como no fim do mesmo mês.
Isto faz-me sentido, para alem do facto de encontrar alguns indicadores planetários mais tensos na conjuntura dos treinadores de FCP e SCP porque, conseguindo o Benfica bons resultados e os rivais não, a euforia tenderá a crescer.
O facto de termos um período menos bom a partir de finais de Janeiro 2009 não impede, mago, que o mês de Abril traga novo período de qualidade, nomeadamente para Quique Flores, outra vez com os favores da crítica e dos adeptos a seu favor.
Claro que prefiro a conjuntura de Paulo Bento, e já o disse aqui. Mas nem só da conjuntura do treinador vive uma equipa. Muito menos se falarmos de conjunturas de treinadores dos quais desconhecemos as horas de nascimento. Mas sim, é um foco importante a ter em consideração, porque o passado nos mostrou que assim é. Mas não vamos mandar já tudo fora.
E não o faremos por motivos já aqui explicitados: este Benfica tem vindo a moldar o seu plantel, e o seu "11" base de forma muito inteligente. As "saídas" de Quim, Léo e Petit foram cirúrgicas, e a titularidade de Moreira, com um excelente fim de temporada, é mais um ponto a favor de Quique Flores.
Anónimo disse...
"se a fase ma , antes do fim do ano do porto foi so aquelas três derrotas ,eu que sou do slb , trocava , phonix com jeitinho o porto ganhando no estrela e maritimo , passa para 1 , e esta em todas competições ....caro astrocrosmo , pensavaque ia ser ser mais dura e e definitiva derrotas , com helton ate melhoraram...dass se o mal e isto ,fonix"
Relativamente ao FCP já falei acima de que a segunda metade da temporada não estará livre de períodos menos bons,
Quanto a Hélton, mantenho o que disse, apesar de ter momentos melhores, a revelaram alguma popularidade: encontra-se na fase descendente da sua carreira e é um dos problemas a resolver por Pinto da Costa em temporadas próximas. Para esta, revela já indicadores de queda e de potenciais derrotas, mas estou a falar numa perspectiva de médio/longo prazo, e não de um período de um mês ou dois. E por aqui não se deseja mal a ninguem, meu caro anónimo. Só bem e felicidade. Limitamo-nos a analisar ciclos planetários numa persepctiva profissional, e é só. Fonix!
Leão Verde,
O calendário só é relevante, para o AstroCosmo, no que concerne às datas dos jogos. Quanto aos adversários procuro abstraír-me, tanto quanto possível, de quem são, de forma a não ser influenciado.