Qual é coisa qual é ela, que Florentino fez no seu primeiro projecto em Madrid que não está a fazer neste segundo?
Cristiano Ronaldo, Kaká e Benzema já são atletas do Real. Perez apostou forte, gastando muito dinheiro, e astrológicamente são apostas de excelente qualidade.
De Cristiano Ronaldo já falámos. Tem uma temporada 2009/10 complicada, nomeadamente de Outubro 2009 a Março 2010, mas o seu final traz melhorias. Passando para uma expressão usada ultimamente por esse deus da democracia reeleito presidente lampião, vamos olhar para a floresta e deixar as arvóres de lado. Porque a conjuntura de base de CR9(?) para as próximas épocas, nomeadamente, e de forma mais continuada, em 2010/11, é a de um conquistador, de um vencedor.
Kaká é aquilo que todos conhecemos. Um jogador estável mas de enormissimo talento. A sua conjuntura não nos desagra, bem pelo contrário, nem sequer para esta temporada que aí vem.
Finalmente Benzema. Referimo-nos a ele há coisa de um ano, e o jovem Francês vai confirmando as expectativas criadas em seu redor. Tal como Cristiano Ronaldo e Kaká, possui a marca conjuntural dos vencedores. É muito jovem e a acompanhá-lo uma belissima curva conjuntural ascendente. É natural que precise de alguns meses para se ambientar, e a sua juventude merece que se lhe dê esse prazo.
Qual é coisa qual é ela, que Florentino fez no seu primeiro projecto em Madrid que não está a fazer neste segundo?
Fundamentalmente, três coisas: comprar galácticos no auge da sua carreira e a entrar numa idade perigosamente adiantada; negligenciar o sector defensivo da equipa; e contratar um treinador que nunca mostrou ser capaz de gerir uma equipa sénior.
Aliás, e abordando a conjuntura de Manuel Pellegrini, fica de certa maneira comprovada a tensa temporada 2009/10, com alguns indicadores de potencial rescisão para o treinador. No entanto, e voltando à floresta, devo dizer que a conjuntura de Pellegrini agrada sobremaneira, com indicadores de fundo, de médio-longo prazo, a apontar para popularidade, poder e vitórias. Ou seja, a manter-se no comando técnico do Real Madrid, Pellegrini é a prova de que, o mais tardar em 2010/11, o projecto 2 de Florentino Perez vai dar belos frutos.
Para esta temporada há várias conjunturas que não enganam quanto a períodos de críse no colosso Espanhol. De meados de Outubro a meados de Dezembro 2009, e depois em Fevereiro/Março 2010, é preciso cuidado na hora de apostar em vitórias certas da galáctic-team.
Na hora de fazer um balanço parcial do novo projecto de Perez, alguns jogadores nos deixam algumas dúvidas quanto ao seu potencial conjuntural-planetário vencedor, sendo Casillas um deles e Lass Diarra o outro. O Francês seria fácilmente substituído, já o mesmo não se podendo dizer do Espanhol.
E fica para o final a questão do milhão de euros: quem vai conseguir contratar Cesc Fabregas, jogador com uma das melhores, globalmente, conjunturas planetárias para os próximos anos de entre atletas de topo do futebol mundial?