sexta-feira, julho 31

Saviola (11 Dec 1981 - 11:00:00 PM – Buenos Aires) – 2009/10

É uma novidade no AstroCosmo. Um mapa planetário com hora de nascimento. Fomos beber à fonte, no site oficial do Argentino, e lá está: às 23 horas de 11 de Dezembro de 1981 nascia “El pibito” com já não me lembro quantas gramas.

A incapacidade de progressão das ultimas épocas está justificada por aspectos astrológicos que só uma hora exacta permitiria antever. Para esta temporada o padrão geral não muda por aí além, ou seja, não existem apontadores que permitam a progressão que Saviola certamente busca, de forma continuada. Apesar do inicio de temporada apresentar algumas condições ao nível da robustez e ambição, estas não se manteem de forma duradoura nem consistente. Não chega para levantar voo nas asas da vitória (Ups, I did it again and again and again).

Impotência, inabilidade em obter reconhecimento, raiva reprimida e vontade paralisada, tudo o que ao longo dos ultimos 2/3 anos tem sido apanágio da conjuntura do atleta, parecem ser indicadores que, em alguns momentos da temporada se repetirão. Não se trata duma conjuntura catastrófica porque, apesar de tudo, ainda existem apontadores de alguma efervescência, embora tanta expectativa a possa transformar em areia para, e aos, olhos dos adeptos.

Indicadores claros de rescisão contratual e partida para novas paragens no final da presente temporada, sem que se possa dizer que existam condições conjunturais para vitórias de monta.

quinta-feira, julho 30

Cardozo (20 May 1983) – 2009/10

Tem a melhor conjuntura para esta temporada de todos os avançados às ordens de Jorge Jesus. Carisma e boa imprensa são dados adquiridos para o Paraguaio nos próximos meses, ao que se podem acrescentar alguns bons indicadores de potencial de vitória. No entanto, e como se sabe, o carisma é, muitas das vezes, inimigo de conquistas, ainda mais quando se fala num clube dado ao endeusamento.

Apontadores de quebra fisica, sobretudo nos ultimos 2/3 meses da temporada, “cortam” um pouco a onda de Cardozo e desiquilibram um pouco a balança, da equipa, quando se fizerem as contas finais do seu potencial vitorioso, ainda mais levando em consideração tratar-se da melhor conjuntura planetária do ataque da equipa.
A seu favor sempre se dirá que, se saír no final da época, será pelos melhores motivos: porque tem quem o queira.

quarta-feira, julho 29

Keirrison (3 Dec 1988) – 2009/10

Dificuldades de adaptação e um potencial imenso para lesões marcam a conjuntura planetária do jovem Brasileiro para a temporada 2009/10.
Com as críticas adjacentes a um atacante que não alimenta de golos a máquina de ilusões benfiquista é até de questionar se não será dos primeiros (porque há mais) a ser colocado em causa, com indicadores de risco para a sua situação contratual já para o mercado de inverno.
Fase complicada na vida profissional de Keirrison são de esperar não só para a presente temporada, com tónica acentuada no já mencionado potencial para lesões do atleta. Não vem acrescentar nada de novo, portanto, sendo de esperar que de Outubro 2009 a Fevereiro de 2010 a críse agudize. Sem potencial vencedor nos dados disponíveis.

domingo, julho 19

É o delírio!!!

sábado, julho 4

Florentino Perez - Project 2

Qual é coisa qual é ela, que Florentino fez no seu primeiro projecto em Madrid que não está a fazer neste segundo?
Cristiano Ronaldo, Kaká e Benzema já são atletas do Real. Perez apostou forte, gastando muito dinheiro, e astrológicamente são apostas de excelente qualidade.
De Cristiano Ronaldo já falámos. Tem uma temporada 2009/10 complicada, nomeadamente de Outubro 2009 a Março 2010, mas o seu final traz melhorias. Passando para uma expressão usada ultimamente por esse deus da democracia reeleito presidente lampião, vamos olhar para a floresta e deixar as arvóres de lado. Porque a conjuntura de base de CR9(?) para as próximas épocas, nomeadamente, e de forma mais continuada, em 2010/11, é a de um conquistador, de um vencedor.
Kaká é aquilo que todos conhecemos. Um jogador estável mas de enormissimo talento. A sua conjuntura não nos desagra, bem pelo contrário, nem sequer para esta temporada que aí vem.
Finalmente Benzema. Referimo-nos a ele há coisa de um ano, e o jovem Francês vai confirmando as expectativas criadas em seu redor. Tal como Cristiano Ronaldo e Kaká, possui a marca conjuntural dos vencedores. É muito jovem e a acompanhá-lo uma belissima curva conjuntural ascendente. É natural que precise de alguns meses para se ambientar, e a sua juventude merece que se lhe dê esse prazo.
Qual é coisa qual é ela, que Florentino fez no seu primeiro projecto em Madrid que não está a fazer neste segundo?
Fundamentalmente, três coisas: comprar galácticos no auge da sua carreira e a entrar numa idade perigosamente adiantada; negligenciar o sector defensivo da equipa; e contratar um treinador que nunca mostrou ser capaz de gerir uma equipa sénior.
Aliás, e abordando a conjuntura de Manuel Pellegrini, fica de certa maneira comprovada a tensa temporada 2009/10, com alguns indicadores de potencial rescisão para o treinador. No entanto, e voltando à floresta, devo dizer que a conjuntura de Pellegrini agrada sobremaneira, com indicadores de fundo, de médio-longo prazo, a apontar para popularidade, poder e vitórias. Ou seja, a manter-se no comando técnico do Real Madrid, Pellegrini é a prova de que, o mais tardar em 2010/11, o projecto 2 de Florentino Perez vai dar belos frutos.
Para esta temporada há várias conjunturas que não enganam quanto a períodos de críse no colosso Espanhol. De meados de Outubro a meados de Dezembro 2009, e depois em Fevereiro/Março 2010, é preciso cuidado na hora de apostar em vitórias certas da galáctic-team.
Na hora de fazer um balanço parcial do novo projecto de Perez, alguns jogadores nos deixam algumas dúvidas quanto ao seu potencial conjuntural-planetário vencedor, sendo Casillas um deles e Lass Diarra o outro. O Francês seria fácilmente substituído, já o mesmo não se podendo dizer do Espanhol.
E fica para o final a questão do milhão de euros: quem vai conseguir contratar Cesc Fabregas, jogador com uma das melhores, globalmente, conjunturas planetárias para os próximos anos de entre atletas de topo do futebol mundial?