SLB/FCP 2009/10 - Ponto da situação
Do ponto de vista conjuntural planetário, o período em que entramos agora, e até por volta de 20 de Fevereiro, é menos agradável para Benfiquistas que para Portistas.
Assim, as três próximas partidas dos encarnados (SCP; Belenenses e Hertha Berlin) revelam indicadores de abrandamento da "máquina" de Jesus (que já deixou rasto em Setúbal).
Jorge Jesus arrisca alguns puxões de orelhas dos adeptos, e as conjunturas de alguns atletas confirmam esse cenário, com Quim à frente de todos os outros, mas ao qual podemos juntar mais alguns complicados, casos de Carlos Martins, Ramires, Javi Garcia, Di maria, Fábio Coentrão e David Luiz.
A estória, no entanto, não termina aqui. É que os portistas, a partir de 20/25 de Fevereiro, e até fins de Março/inicios de Abril (jogos com Braga; SCP; ARS; Olhanense; Académica; Belenenses e Marítimo) "apanham" a má fase de vários dos seus mais influentes atletas, casos de Hélton, Fucile, Bruno Alves e Varela, conjunturas estas confirmadas pela de Jesualdo Ferreira.
Dado o atraso que já têm para o 1º classificado, esta nova queda conjuntural portista não augura nada de brilhante para o presente campeonato, muito menos o facto de se realizar a 9 de Março o jogo da segunda mão da Champions com o Arsenal.
Revelador que seja a partir da jornada do Braga-FCP e, de forma mais marcante, do SCP-FCP, que se note um acréscimo de confiança conjuntural do Benfica de Jesus.
Do Sporting já falei das contratações no post anterior (ver abaixo). Quanto ao resto, está tudo dito.