sexta-feira, março 30

O jogo do ano

Eu sei que muita gente aqui tem vindo em busca de uma previsão para o jogo Benfica-Porto do próximo dia 1 de Abril. Mas, depois do FCP-SCP, decidi que não o farei. Uma previsão para um jogo específico dá tanto trabalho como analisar a época inteira de duas equipas. E eu não tenho tempo para, com qualidade, apresentar um trabalho que mereça a vossa atenção e inteligência.
Portanto, e não olhando para o jogo especifico de 1 de Abril, o que direi, repetindo-me, é que a conjuntura de médio prazo de Jesualdo Ferreira é preocupante (para os Portistas) durante boa parte do mês de Abril (já para não falar dos indicadores de rescisão contratual activos no final da época), e reparei que nas jornadas de 8 e 22 de Abril existe uma acumulação de conjuntura de médio e curto prazo dando sinais não muito positivos. Claro que se pode questionar se o efeito conjuntural de curto prazo do jogo com o Belenenses é ou não efeito do jogo com o Benfica, mas aí já estaria a entrar na análise ao jogo especifico e não o farei pelos motivos apontados anteriormente.
Relativamente ao Benfica, parece-me estável e até agradavel a conjuntura de médio e curto prazo de Fernando Santos para o jogo frente ao Beira-Mar, na semana seguinte à jornada do Benfica-Porto, e jogadores como Beto e Karagounis dão, tambem, boas indicações nas suas conjunturas de curto prazo para o jogo com os Aveirenses. Um jogador benfiquista que apresenta uma conjuntura de curto prazo agradável para a semana a seguir ao Benfica-Porto (antes do Beira-Mar, portanto) é Nuno Gomes, mas nós já vimos o que é que acontece quando conjunturas de curto prazo não estão sustentadas numa conjuntura de médio prazo de qualidade. Penso que Nuno Gomes apresenta para o final desta temporada uma qualidade conjuntural média que não se deve menosprezar. Vamos esperar para ver.
Do lado do Porto o jogador que mais aprecio em termos conjunturais de médio/longo prazo é Fucile, e Bruno Alves é outro dos que se mantem à tona de água. Quanto a Lucho esperava muito mais dele nesta fase da temporada.
Enquanto na Luz o Benfica procura aproveitar a queda Portista nesta segunda metade da temporada, o Sporting continua com os favores planetários de médio prazo, activos desde a jornada em que derrotou o Estrela da Amadora em Alvalade. É pena que não possa jogar Moutinho, a atravessar a fase conjuntural mais popular da sua temporada 2006/07.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O jogo do ano ainda pode ser o Benfica-SPORTING!

4:49 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Pois pode, e até calhava bem!!!
Mas até ver, quando faltam 8 jornadas para o fim da liga, defrontam-se o 1ºe o 2º classificados, separados por 1 ponto...O Sporting está a 6 pontos, o que, por enqto pelo menos, o deixa fora destas contas.

6:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home