1. Entre 12 e 20 de Setembro 2007, sensivelmente, teremos para amostra uma fase espelhada do final da época. É só um excerto da conjuntura global que se repetirá nessa fase de Setembro 2007 e na fase de Maio 2008 mas, ainda assim, pode ser que valha a pena confirmar. A temporada transacta, se nos recordarmos, a reprodução foi bastante fiel.
2. Aquando da contratação de Derlei, o Francis veio ao AstroCosmo "pedir" uma confirmação para a sua má intuíção relativamente à vinda do Brasileiro para Alvalade. Na altura, respondi-lhe, tambem na caixa de comentários, que andava com pouco tempo para a coisa e, para espanto do Francis, continuei a publicar mais algumas previsões para a temporada que se avizinha de algumas das contratações dos grandes do futebol Português.
Não se trata de má vontade para com o Francis, um dos mais especiais leitores da casa. O que acontece é que existem conjunturas mais complexas que outras, mais díficeis (e mais demoradas) de decifrar, portanto. E, deste modo, a de Derlei é daquelas que já a época irá no seu final e ainda eu andarei de roda dela a tentar dar-lhe um rumo.
Mas, já que estamos com a mão na massa, vou deixar-vos os meus pensamentos, nem que sejam as imensas dúvidas que me assaltam. Começarei por me referir á conjuntura especifica (analisando períodos bem especificos da temporada), passando depois "uma de mão" na sua conjuntura global.
Para começar, direi que a conjuntura de Derlei encaixa muito bem na de Paulo Bento em algumas fases da temporada 2007/08. Por exemplo, tanto um como o outro, na fase que vai de finais de Setembro a finais de Outubro, apresentam conjunturas com indicadores de críticas e perda de popularidade. Isto, de certa forma, confunde as coisas já que, como dissemos há uns tempos atrás, a fase de Novembro/Dezembro (e até a primeira metade de Janeiro 2008, em alguns casos) era a mais susceptivel de dificuldades para a lagartagem.
Ora, se repararmos no calendário, temos que se joga para campeonato a 7 de Outubro, ocorrendo posteriormente uma pausa até 28 de Outubro. Ainda que alguns resultados menos agradáveis possam surgir em fins de Setembro/inicios de Outubro, a fase das críticas é apanhada em meados de Outubro, quando não há jogos para os clubes (sujeito a confirmação), podendo depreender-se que se tratam de resquicios dos jogos anteriores.
Temos depois o período que vai de Janeiro a Março 2008 em que, supostamente, Purovic aparecerá como uma alternativa efectiva e em que Derlei apresenta novos indicadores de queda de ego e de popularidade.
Ou seja, estas são as fases problemáticas de Derlei durante a presente temporada e não se pode dizer, portanto, e como balanço, que esteja totalmente brilhante. Mas tambem não se pode dizer o inverso, já que, como se viu sexta-feira passada, o homem está com garra conjuntural e uma vontade indomável de vencer este desafio.
As restantes fases da temporada são alicerçadas por uma conjuntura global eminentemente dominadora e assertiva, embora mais uma vez, o tempo e as dificuldades que uma conjuntura destas apresentam, me impeçam de, neste momento, ir mais longe do que isto.
Em resumo dos seus vário tipos conjunturais, dir-se-á que Derlei apresenta uma conjuntura global de força e conquista a que a conjuntura especifica retira brilho. Ou seja, não é bela sem senão.
Sobram muitas duvidas para ir resolvendo e descortinando ao longo da época. Para já, fica um grande golo para começar, e um jogo de equipa que cativa qualquer Sportinguista que se preze.
P.S. Estarei un dias de férias.