segunda-feira, outubro 15

Freddy Adu (2 Jun 1989 - Gana) - Época 2007/08

Um dos grandes inimigos de uma acertada análise conjuntural-astrológica é a inexactidão dos dados de nascimento da pessoa que se pretende escrutinar.
Há cerca de 5 anos, numa fase ainda embrionária da minha experiência de análise conjuntural a atletas/treindores de futebol, dei comigo em busca dos dados de nascimento de Luis Filipe Scolari. Nessa busca encontrei num site Americano os dados relativos ao então selecionador Brasileiro que dizia: 11/09/1948.
Com base nessa busca imediatamente parti para a análise à conjuntura de Scolari para o mundial 2002 e concluí que, de facto, não só apresentava ausencia de indicadores de vitória como, ainda por cima, tinha presentes indicadores fortes de derrota. Como é de todos sabido o Brasil sagrou-se campeão do mundo.
Durante os meses seguintes retirei vários ensinamentos dessa experiência. Por um lado, ficou-me gravado que retirar conclusões com base apenas no mapa astrológico do treinador está longe de poder ser considerado um trabalho minimamente profissional. Por outro, tornei-me mais consciente das limitações do meu conhecimento e da necessidade de evoluír através do desenvolvimento de novos métodos astrológicos previsionais.
Apesar disso, não foi sem grande relutância que aceitei que uma conjuntura daquele calibre pudesse pertencer a um técnico campeão do mundo de selecções. De roda do mapa de Scolari durante vários meses na tentativa de retirar algo que me indicasse um caminho a seguir, os meus esforços foram em vão. Até que...
Até que, mais de um ano depois, um amigo que me acompanha nesta andanças das analises conjunturais me informou que havia descoberto a hora de nascimento de Scolari. Para meu espanto a data de nascimento era diferente da que eu havia usado e o erro estava, tão só, na forma como os Americanos escrevem as datas de nascimento, com o mês em primeiro lugar, seguido por dia e ano de nascimento. Scolari nasceu a 9 de Novembro de 1948 e não a 11 de Setembro de 1948.
Para alem do erro de captação de informações outra dificuldade, esta mais dificil de ultrapassar, existe e que diz respeito às datas de nascimento de jogadores nascidos em África. Isto porque, tratando-se de um continente do 3º mundo com todas as dificuldades que isso acarreta para quem lá nasce e vive, o registo dos nascimentos é feito de modo bastante rudimentar, e sem grande precisão.
O caso de Freddy Adu é um desses. Nascido no Gana, a autenticidade da sua data de nascimento foi, em várias ocasiões, colocada em causa devido à precocidade física do atleta.
É esta a data que temos e, portanto, é com ela que iremos trabalhar, independentemente dos riscos que isso acarreta. Assim como assim, servirá esta análise, tambem, para pôr à prova essa mesma data de nascimento. Pelo menos à posteriori...
Com um inicio de carreira dificil no Benfica de Fernando Santos, o jogador aceitou uma posição de segundo plano no de Camacho. Sendo um jogador jovem e que vem de uma realidade diferente da do futebol europeu, Camacho foi inteligente ao baixar as expectativas em torno de Adu.
E se esta data de nascimento se revelar correcta, terá retorno dessa postura já durante a presente temporada.
Assim, Adu apresenta indicadores de boa imprensa e de um optimismo capaz de o levar a ultrapassar os obstáculos que estão à vista. Sobretudo a partir da segunda metade da temporada, é de esperar um incremento considerável na popularidade do jogador, com um final de época muito interessante sob esse ponto de vista.
De notar a existência de indicadores de evolução ao nível da auto-confiança e da capacidade de ultrapassar velhos hábitos, o que vem de encontro às necessidade de adaptação a uma nova realidade futebolistica. Uma excelente oportunidade conjuntural de afirmação de um novo Adu.
De referir ainda a existência de alguns indicadores durante a presente temporada (nomeadamente de Janeiro a Abril 2008) que revelam instabilidade contratual e potencial para uma possivel rescisão. No entanto, e tendo em conta a restante conjuntura, inclinamo-nos mais para a hipótese de uma renovação contratual do que para um cenário de rescisão pura e simples.
É, portanto, uma aposta com bom nível de retorno, sobretudo para a presente temporada, e quando Rodriguez iniciar a sua baixa de rendimento Adu é um jogador à altura não só para o substituír ao mesmo nível, mas até para subir um degrau qualitativo da equipa com o seu futebol.

1 Comments:

Blogger Vic said...

Vamos a ver.
A mim, surpreender-me-ia. Sinceramente

4:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home