domingo, outubro 28

Jesualdo e Hélton 2007/08

Uma das falhas já mencionadas por alguns leitores do astrocosmo para a época do blog tem sido a ausência de referências às conjunturas de FCP e SLB. Claro que esta realidade tem uma razão de ser, e essa tem sido já sublinhada por nos em diversas ocasiões: a carga de trabalho juridico, que traz pão para a boca, cresceu e impôs a sua lei, e sem tempo não há análise conjuntural. Fazer da astrologia um jogo de casino não está, e esperemos nunca vir a estar, no nosso plano de acção, e sem trabalho é nisso que transformariamos a astrologia e as nossas previsões.
A excepção tem sido a análise à época do Sporting que, por motivos vários, que passaremos a descrever, assumiu preponderância na temporada 2007/08 do astrocosmo.
Primeiro porque teriamos sempre que nos decidir por uma equipa já que o tempo não dá para todos os grandes.
Segundo, porque é uma equipa com poucas mexidas no seu plantel o que, dado o trabalho que encetámos em temporadas passadas, nos ajuda a conhecer bem melhor as conjunturas a analisar sem precisarmos de tanto tempo de reflexão e de estudo.
E em terceiro porque, entre as conjunturas dos jogadores e treinadores de Benfica e Sporting, tem sido tecnicamente mais fácil retirar conclusões das destes ultimos que das daqueles. Quanto ao Porto, e dada a extrema competência de Pinto da Costa e da sua politica de aquisições, é sempre mais díficil encontrar-lhes defeitos, que é como quem diz, é sempre dificil escrever algo que possa ser considerado uma mais valia e não algo considerado "demasiado previsivel", por que pouco expectável, para vos oferecer.
Assim, e porque o tempo continua escasso, o que tenho para vos oferecer é uma análise na diagonal à conjuntura de Jesualdo Ferreira para a presente temporada.
Já por diversas ocasiões tive a oportunidade de falar do potencial conjuntural do técnico Portista para rescisões contratuais. Claro que dificil é detemrinar os momentos exactos em que isso acontecerá. No final da temporada passada esteve em cima da mesa essa possibilidae, mas Jesualdo safou-se àjusta.
Para esta, e sem que se possa considerar fora de hipótese algumas escorregadelas em Novembro e Dezembro 2007, Janeiro 2008 mostra-se como o momento crítico da temporada do treinador Portista, naquele que será um mês atribulado para o lado das Antas. É nesse período que a contestação subirá de tom e em que a possibilidade de Jesualdo ser dispensado ganha novos contornos, apesar de ser durante a primeira metade da temporada de 2008/09 que todas as condições conjunturais estarão reunidas para Jesualdo abandonar o Dragão.
Parece-me que o final do mês de Janeiro 2008 traz melhorias mas, ainda assim, meados de Fevereiro 2008 mostra novo potencial de dificuldades no Dragão, embora finais de Fevereiro 2008, e depois Março, seja uma fase mais favorável à equipa e ao próprio treinador.
Quanto ao potencial de vitória de Jesualdo ele mantem-se intacto, ainda mais quando comparando a sua conjuntura com a de Paulo Bento. No entanto, o potencial Portista está mais do lado das conjunturas dos seus atletas, nomedamente da sua defesa e meio campo defensivo (ainda melhor se e quando Bollati ocupar o lugar de Assunção, este com indicadores de rescisão contratual no final da presente temporada) do que própriamente na conjuntura do seu treinador.
Tive ainda oportunidade de analisar a conjuntura de Helton. No período Novembro/Dezembro 2007 e primeira metade de Janeiro 2008, o Keeper Portista volta a revelar dificuldades já demonstradas durante 2006/07. A segunda metade de Janeiro 2008 e os meses de Fevereiro (com potencial para reacaída, no entanto) e Março 2008 é uma fase de novo pico de popularidade e de afirmação de Helton, mas Abril/Maio 2008 revelam um potencial para dificuldades fisicas e profissionais capaz de reverter o ciclo da carreira do internacional Brasileiro.
E, para já, that´s all folks...

2 Comments:

Blogger Vic said...

Resumindo: o FCP vai ser outra vez campeão, para mal dos meus pecados :-)

5:33 da tarde  
Blogger galvao99 said...

vamos esperar para ver, nomeadamente as contrataçoes do mercado de inverno. mas, de facto, o que foi feito até aqui em termos de contrataçoes nao nos colocou numa posiçao confortavel.

12:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home