domingo, setembro 18

Quem tramou Florentino Pérez?

O pior Presidente do mundo de um clube de futebol é Florentino Perez. Já não é só uma ideia minha. É oficial. Ninguem compra jogadores tão mal quanto ele. Tão caros. Tão esprimidos. Tão verdes. Tão no momento errado. Não tenho nenhuma embirração pessoal com ele, apesar de o usar amiude (http://astrocosmo.blogspot.com/2004/12/um-quarto-por-fviri.html ; http://astrocosmo.blogspot.com/2004/12/fartte-de-deus-o-senhor.html ; http://astrocosmo.blogspot.com/2005/04/eles-mentem.html http://astrocosmo.blogspot.com/2005/05/agarra-te-perez.html ) como exemplo acabado do que não deve fazer um Presidente de um clube de futebol relativamente á politica de contratações.

Chegados a 2005/06 o Real Madrid continua a perder jogos e já se esgotaram os cartuchos de Florentino. O alvo, agora, é ele. Da Aficcion. Dos Media. Dos jogadores. O bode expiatório é ele, depois de tantos bodes expiatórios que usou para atalhar erros próprios: Del Bosque, Queiróz, Camacho, Garcia Rémon, Hierro, Figo, Owen, Morientes...

O idealismo de Perez é o culpado da falência do seu Real Madrid. O idealismo de querer misturar glamour com produtividade. E a incapacidade de saber escolher bem quem por ele escolha os jogadores a adquirir. Abramovich fê-lo com muita perspicácia, ao dar carta branca a um treinador que sabe como ninguem verificar o potencial de crescimento e de produtividade de um atleta. E a quem só isso interessa.

Como se mantem num cargo durante tantos anos, depois de há muito se ter verificado a sua total incompetencia para o desempenhar, um Presidente deste calibre (podiamos perguntar mesmo, mas noutros prismas, relativamente a Vale e Azevedo)? O idealismo de Perez tinha apenas um destinatário: o público. Foi para ele que tocou violinos á luz de velas, enquanto Beckam passava em fundo, e foi ele que o amparou e enalteceu. Mas será o público a enterrar Pérez, e a fazer-lhe o seu próprio funeral. Está a demorar tanto porque o fim de um sonho é doloroso, e demora até lhe pormos um fim. Mesmo contra todas as evidências, uma ilusão possui uma resistência á erosão superior a qualquer manifestação de verdade. Quem te tramou, Florentino? Foi a tua visão côr-de-rosa do mundo do futebol. Que não é côr-de-rosa. É negro. Como podes ver...

3 Comments:

Blogger José Leal said...

O segredo de Abrahamovic não foi dar carta branca ao Mourinho.

Quando comprou o Chelsea a primeira coisa que fez foi contratar o Peter Kenyon (o abaixamento do Man UTD começou quando este saiu).

Mourinho tem olho, e pede os jogadores. Mas a diferença entre os dois clubes é a capacidade do Kenyon de os contratar.

Robben, Cech, R. Carvalho e Essien, tudo desbloqueado pelo sr. Kenyon.

O Real andava há um ano a tentar contratar o Robinho, e isso para pagar o que o Santos queria.

É muito importante ter um bom director e negociador.

5:50 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Concordo com o essencial. Ou seja, o Russo soube rodear-se dos melhores em cada área, ao contrário do Florentino que usou El Buitre e até Valdano como meras figuras decorativas, pois quem decidia tudo era Florentino.

Mas há um aspecto com o qual discordo. A capacidade de negociação de Kenyon no negócio Essien. Lembremo-nos que teve ir Abramovich negociar pessoalmente com o presidente do Lyon para desblquear a situação.

E, para alem do mais, o dinheiro á disposição de Kenyon para negociar é um enormissimo desbloqueador de negociações.

Abraço

7:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por que nao:)

2:29 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home