terça-feira, outubro 31
1. Depois da derrota no Dragão, Fernando Santos começa a melhorar sensivelmente a sua conjuntura planetária. Se tivesse tido tempo para analisar a conjuntura de todos os jogadores Benfiquistas para o jogo com o Celtic até diria que as coisas vão correr bem. Assim terei que me ficar pelos indicadores de Santos, populares e vencedores. Chegará?
2. Caso ainda por digerir do jogo do Dragão foi a titularidade de Paulo Jorge, que atirou Assis para o banco. Talvez, e sublinho o talvez, essa decisão tenha perdido o jogo a Fernando Santos. Para os próximos tempos Assis não só mantem como melhora a conjuntura de qualidade.
3. O Sporting de Paulo Bento vai a Munique e, neste caso, tive oportunidade de dar uma vista de olhos. Há pontos fracos nesta equipa, para este jogo especifico, apesar da conjuntura de Paulo Bento se encontrar pronta a melhorar. Ricardo, Tonel e Paredes estão à cabeça dos potenciais "enterras" da equipa e se, no caso de Ricardo e Tonel, parece complicado substitui-los, o caso de Paredes é bem distinto. Não só por isso, mas tambem porque a conjuntura do Paraguaio promete não melhorar depois do jogo de mais logo com o Bayern, talvez seja tempo de dar lugar a Custódio. Paredes irá ser muito útill esta temporada, e na previsão que o AstroCosmo publicou para o jogador isso ficou bem patente mas, para já, e pelo menos até Dezembro 2006, Custódio está bem melhor e o lugar deve ser dele.
4. Ainda quanto ao jogo de Munique, de referir os pontos fracos da equipa Alemã, com Sagnol à cabeça, e com Lahm e Van Bohmel a darem indicações contraditórias. O resto da equipa parece bem, o que inclui o treinador Magath. Mau sinal?
5. Voltando a Tonel, debate-se por essa blogosfera fora o estado de forma do central leonino. Para recordar a previsão do AstroCosmo, de 22 Agosto 2006, para o jogador:
"...Para 2006/07 de registar um inicio não tão negativo quanto os seus colegas titulares da defesa, mas com a indicação de uma mais lenta evolução de rendimento durante Outubro e primeira metade de Novembro. Nesta fase há a considerar apontamentos de potencial para lesões e/ou para algumas críticas, mas com maior incidência nas lesões.
Trata-se de uma conjuntura um pouco contraditória. Isto porque acumula no mesmo período, Novembro e Dezembro 2006, indicadores positivos e negativos. Tratando-se duma fase da temporada em que alguns colegas seus “encontram” o período de melhor rendimento de 2006/07, Tonel junta-se a uma outra facção: a dos que nessa fase mesclam indicadores de sentido contrário. Tal pode querer indicar que a equipa treme em alguns momentos mas consegue levantar-se. Quanto a Tonel é de esperar uma maior consistência de finais de Novembro a meados de Dezembro 2006..."
sábado, outubro 28
Jardel rima com Buba
Espectacular jogo do Sporting. Fantástico, e sortudo, jogo de alma do Beira-Mar. Jardel de regresso a fazer relembrar com nostalgia velhos tempos. Jogadores de garra e talento (de parte a parte). Jogo aberto. Poucas faltas.
Decidiu, na opinião AstroCósmica, a conjuntura planetária de curto prazo de Paulo Bento. Acontece. Melhores dias virão. E se resultados destes não ganham campeonatos, futebol assim ganha aderentes. Onde é que eu assino?
"...Estamos a chegar à melhor fase da temporada da equipa, com auge apontado para Dezembro 2006, e se a jornada da próxima semana (Beira-Mar) ainda pode "chamuscar" Paulo Bento, a conjuntura de médio prazo não deixa espaço para outras interpretações: até Dezembro teremos um Sporting forte...."
quarta-feira, outubro 25
Rápidas
Enquanto que o empate entre Sporting e Porto comprovou o porquê de nenhuma das equipas possuír indicadores claros de derrota, o Barça não se contentou em perder só um dos jogos e foi massacrado por Chelsea e Real Madrid, consubstanciando a críse anunciada para Riijkaard durante estes dias. Hilário, o novo herói Londrino, tem hoje o seu grande teste de fogo em jogo a contar para a taça da liga inglesa frente ao Blackburn Rovers, com uma conjuntura planetária um tudo nada cinzenta. Como o tempo em Portugal continental. Lá fora a chuva cai...
sábado, outubro 21
O relvado é verde, a bola é redonda
1. Amanhã há derby em Alvalade. Sporting e Porto lutam pela hegemonia do futebol nacional, pelo menos na primeira volta da presente temporada. Sem que existam indicadores clarissimos de derrota quer da parte de uns, quer da parte de outros, os melhores apontadores estão do lado dos Leões, com Moutinho, Liedson e Tello a marcarem pontos, ao passo que Nani destoa (pelo menos para este jogo). Paulo Bento é outro dos pontos fortes para amanhã, com energia fluída. Estamos a chegar à melhor fase da temporada da equipa, com auge apontado para Dezembro 2006, e se a jornada da próxima semana (Beira-Mar) ainda pode "chamuscar" Paulo Bento, a conjuntura de médio prazo não deixa espaço para outras interpretações: até Dezembro teremos um Sporting forte. Em Janeiro/Fevereiro as coisas mudam um pouco, mas teremos tempo para falar disso.
2. O Porto de Jesualdo, como já referi acima, não apresenta indicadores claros de derrota o que invalida uma previsão clara quanto ao resultado final da partida mas, ainda assim, há factores negativos a levar em consideração. Helton é um dos pontos fracos da equipa, e Quaresma, o maior trunfo portista na ausencia de Anderson, não está melhor que o Keeper brazuca. Claro que para baralhar as contas há jogadores em bom plano astral, casos de Postiga e Bruno Alves. Quanto a Jesualdo tem alguns indicadores ténus de poder sentir na pele uma mudança nas condições de trabalho nos dias seguintes ao jogo de Alvalde, e pelos poucos indicadores astrológicos à nossa disposição, que revelam contestação, essa mudança pode não ser para melhor. Depois disto tudo poderia parecer claro que nos inclinamos para a vitória leonina, mas as pontas soltas desta análise, como o são as conjunturas de Postiga, Bruno Alves e Nani, impedem-nos de fazer uma previsão mais clara. Nem sempre, diria mesmo raramente, os indicadores planetários são claros o suficiente para se poder traçar com honestidade intelectual, um padrão decisivo quanto ao desfecho de um jogo. Este caso não é excepção e o desconhecimento da hora de nascimento dos intervenientes acaba por ser, no caso especifico, mais uma desvantagem complicada de superar.
3. O AstroCosmo foi entrevistado. Depois da entrevista concedida ao "Correio da Manhã" há um ano e picos a esta parte, desta vez o emissor foi um site dedicado ao futebol. Para quem quiser ler a "peça" aqui fica o URL: http://www.relvado.com/?st=49684 . Apenas uma ressalva: tenho 33 anos e não 31. E o tempo passa...
terça-feira, outubro 17
Os colossos do nosso Tempo
1. Hélder Postiga começa a comprovar, definitivamente, a sua recuperação para o futebol iniciada em Janeiro de 2006 quando se transferiu para o St. Étienne. Com o período do campeonato de mundo de permeio, que se estendeu depois ao inicio da temporada, até meados de Setembro, a trazerem outras núvens planetárias à sua conjuntura, o avançado portista recupera agora os favores dos céus para conquistar popularidade e muita decisão. Pelo menos até meados de Março. A partir daí a conjuntura turva-se um nadinha, e chovem indicadores de novos contratos (dentro ou fora do Dragão) e algum potencial para lesões. Para quem havia sido dado como morto para o futebol não está nada mal...
2. Disputa-se amanhã o grande derby dos tempos modernos. Chelsea e Barcelona, justamente consideradas as duas melhores equipas do planeta na actualidade, preparam-se para meter a "carne toda no assador", como diria o castiço Quinito. Você já sabem que eu não sou grande espingarda a prever resultados de jogos especificos, mas do que pude constatar a conjuntura astrológica de Riijkard nas próximas duas semanas tem alguns picos, o que deixa a nú a possibilidade de as coisas não lhe correrem muito bem ou já amanhã ou no domingo frente ao Real madrid. Jogadores como Deco, Puyol, Edmilson ou Giuly confirmam esta conjuntura, ao passo que Ronaldinho e Messi a infirmam. Seja como fôr, a importância da conjuntura do treinador é, normalmente, decisiva. Vamos esperar para ver quando, e se, tal se concretiza.
3. Este jogo levou-me a olhar, pela primeira vez com olhos de ver, para a conjuntura da grande maioria dos jogadores do Chelsea para esta temporada, e o que se segue não tem nada que ver com uma previsão para o jogo de amanhã frente ao "Barça" mas sim de uma análise global a esta temporada. Um check-up impressionante dum conjunto de homens escolhidos a dedo: estrutura conjuntural consolidada e com poucas quebras, e potencial de expansão conjuntural-astrológica de grande qualidade. Jogadores como Essien, Drogba, Terry ou Makelele, só para indicar os casos mais flagrantes, são a prova provada de que Mourinho não é só um grande condutor de homens, é, sobretudo, um grande "escolhedor" das melhores conjunturas de jogadores.
4. Chelsea que, quer queiram quer não, nunca puderá ser apenas um fenómeno criado pelo poder financeiro: Real Madrid, Inter de Milão, Milan, Juventus e Manchester United, por exemplo, têm à disposição budgets mais do que suficientes para adquirirem jogadores do nível dos adquiridos por Chelsea. O segredo está em escolher o que estarão, e continuarão, na melhor fase das suas carreiras. Adquirir passes de atletas no auge nunca será um bom negócio. Essa é a diferença entre, por exemplo, Nani e Liedson: aquele está na melhor fase da sua carreira mas caírá desamparado nas próximas épocas (que bom negócio seria alienar o seu passe nos próximos tempos), Liedson está bem desde há 3 temporadas a esta parte mas o auge ainda está para chegar.
5. Ao "passear" por um blog de futebol (http://quatroquatrodois.blogspot.com/2006/10/comea-hoje-ms-e-meio-de-emoes.html)
apercebi-me súbitamente de que grandes jogos esperam o futebol Português nas próximas semanas. É nestas alturas que me apetece mandar tudo às malvas e fechar-me em casa a analisar conjunturas de jogadores de futebol. Talvez um dia isso seja possivel, quando considerarem isto uma profissão...
sexta-feira, outubro 13
domingo, outubro 8
A rescisão de Figo
Começam a surgir noticias de uma possivel saída de Figo do Inter rumo a outras paragens.
Aqui no AstroCosmo a previsão para a rescisão de Figo com o Inter foi publicada, primeiro, a 19 Dezembro 2005, numa altura de grande produtividade e popularidade do médio Português em Itália e, depois, essa previsão foi renovada a 14 Fevereiro 2006, em novo post, em que tentámos ser mais precisos relativamente ao momento exacto dessa rescisão.
Ficam aqui alguns excertos, chamando a vossa atenção para a caixa de comentários do post de 14 Fevereiro 2006, com info importante registada.
Publicado a 19 Dezembro 2005
"...Talvez daqui por um ano Figo já não esteja em Milão (existem indicações astrológicas entre Setembro e Dezembro 2006, com epicentro em Dezembro 2006, a apontarem para a possibilidade do jogador Português rescindir contrato com o Inter de Milão)..."
Publicado a 14 Fevereiro 2006
para-mais-tarde-recordar.html
"Para mais tarde recordar esta prevísão da possivel rescisão de Figo com o Inter de Milão e a sua possivel saída de Itália. Os indicadores astrológicos apontam para esse desfecho no período Dezembro 2006/Janeiro 2007, embora se possa começar a falar do assunto já a partir de Março 2006, e depois novamente a partir de Setembro 2006 (com mais intensidade). No caso de Figo tenho a grande vantagem de conhecer a sua hora de nascimento."
sexta-feira, outubro 6
Segura-te, Mulher
1. O Porto de Jesualdo dá os primeiros sinais de desconforto e, depois das duas ultimas derrotas em outros tantos jogos, a conjuntura do treinador portista continua a dar indicadores de dificuldades para o próximo embate na superliga. Como se tudo isto não bastasse, o decisivo jogo da CL agendado para 21 Novembro frente ao CSKA de Moscovo "calha" numa fase de baixa do ex-treinador Bracarense. Vida dura para Jesualdo, que não se fica atrás, na conjuntura astrológica, de Adriaanse (da época passada) nos indicadores de rescisão contratual no fim da presente temporada.
2. A selecção AA tem dois jogos para efectuar neste interregno de Liga Portuguesa, e sem que se possa apelidar de catastrofista alguns jogadores apresentam conjunturas um pouco reticentes e dadas a críticas, casos de Ricardo, Postiga, Nuno Gomes ou Nuno Valente. Tudo estaria bem se Scolari não lhes seguisse a pisadas. Mas segue. Felizmente que Scolari tem a Senhora de Caravaggio do seu lado.
3. A OK Teleseguro acaba de lançar no mercado o "Seguro mulher". Há muito tempo que não assistia a tamanha afronta ao movimento feminista sem uma reacção brutal da parte das suas integrantes. Já que a tolerância reina, proponho uma "via rodoviária mulher", uma "Zona rodoviária interdita a mulher" e um seguro exclusivo "Anti-mulher ao volante".
segunda-feira, outubro 2
Cataplana de 24
1. O Sporting de Setembro não confirmou, totalmente, o período menos bom que anteviramos para esse período, e alguns jogadores, casos de Caneira e Polga, "safaram-se" bem melhor que pensava ser possivel. São bons sinais para uma possivel passagem à fase de grupos da CL, que se encontra bem "amparada" astrológicamente no mês de Dezembro próximo.
2. Um outro jogador leonino, Ricardo, encontra-se nos holofotes do AstroCosmo durante as próximas duas semanas, período em que o seu potencial astrológico para críticas e/ou dificuldades fisicas estará activo.
3. Por entre algum trabalho jurídico e uma dôr incomodativa no pescoço, os meus ultimos dias têm sido dominados por uma série televisiva: 24 Horas. Estou viciado e é grave: deixei de assistir a noticias, ver jogos de futebol ou ler jornais semanários e revistas de informação. O máximo que consegui foi ir comer uma bela cataplana de cherne ao "Pinhal" (altamente recomendável) na Aldeia do meco, Sábado passado. deixem-me ir que vou assistir aos dois ultimos episódios da série 2. E já entrei em estágio para começar a série 1 (sim, comecei pela 2).