Estamos já naquela que o Astrocosmo considerou como a melhor fase da temporada do Sporting. O mês de Dezembro (embora Março tambem agrade) promete boas vitórias e muita efervescência e alegria para as bandas da lagartagem. Intervenientes como Paulo Bento, Polga, Caneira, Tello, Tonel, Moutinho e Custódio, com conjunturas planetárias consistentes, são a garantia de que o lagarto está ao sol.
Do lado da lampionagem uma grande noticia para começar: Fernando Santos e a sua conjuntura não apresentam indicadores claros de derrota. Aliás, o treinador benfiquista atravessa conjunturalmente uma fase razoável durante os primeiros dias de Dezembro, juntando-se aos concorrentes Bento e Jesualdo na boa maré, embora se vá abaixo nas canetas na segunda metade do mês de Natal. E como é importante a conjuntura do treinador para os resultados de uma equipa. Claro que um dado deste género complica tudo. Porque ter os dois treinadores intervenientes sem indicadores claros de derrota coloca-nos num limbo entre o empate e uma previsão falhada. E nós não queremos uma previsão falhada, do we?
Quanto a jogadores, não estou tão optimista em relação aos do SLB como em relação aos do SCP. Jogadores como Quim, Luísão, Nélson, Katsouranis e Karyaka podiam apresentar indicadores menos tensos.
Para concluír, o Sporting apresenta-se mais forte e com maior potencial conjuntural, à excepção de Liedson e Nani, mas Fernando Santos, por incrivel que possa parecer, é um dos grandes trunfos dos da Luz e pode equilibrar a balança. O resto do mês decorrerá com resultados e envolvência harmoniosa e festiva para os de Alvalade. Para aproveitar: Janeiro e Fevereiro, meses ariscos, estão aí à porta. Quanto ao Benfica, o melhor será esperar por melhorias consistentes no decorrer de 2007 porque, para já, os altos e baixos são a nota dominante.
*Post rectificado às 18h24 do dia 29/11/2006