ALVALADE EM CHAMAS
1. A crise em Alvalade adensa-se e estamos, até ver, a cumprir todos os timings traçados em inicio de temporada, com Outubro e Novembro no olho do Furacão, apesar de o problema se intensificar a partir de Novembro, e mantendo-se em parte de Dezembro 2007.
O momento da retoma leonina mantem-se em cima da mesa: se a maior parte do plantel revela melhorias claras (e constantes) a partir da segunda metade de Janeiro 2008 (Purovic e Liedson são as excepções, com um Janeiro problemático, mas a darem a volta por cima a partir de fins de Janeiro/inicios Fevereiro), já Paulo Bento não dá grandes indicaçoes nesse sentido: despedimento ou indicadores dependentes de hora de nascimento, a dúvida mantem-se, com a certeza de que é na primeira metade de Janeiro 2008 que Paulo Bento terá configurações conhecidas a apontar para a possibilidade de despedimento.
DENTES PODRES
2. Já falámos do FCP aqui há dias e apontámos para a primeira metade de Janeiro o período mais díficil de Jesualdo que, no entanto, apresenta tambem indicadores tendentes a escorregadelas (entretanto confirmadas) para Novembro e Dezembro 2007.
São de esperar em fins de Novembro e depois em algumas fases de Dezembro, novas escorregadelas dos Portistas, com jogadores como Helton e Stepanov (que já começaram a confirmá-lo na Amadora), ou Paulo Assunção, Fucile e Tarik (depois do genial golo ao Marselha, cai a pique no que resta de Novembro e depois tambem em Dezembro 2007, renovando dificuldades em boa parte de Fevereiro 2008) a servirem de rosto a esses tropeções.
Já sabem como sou fraquinho a analisar jogos especificos e, portanto, o que vou dizer a seguir vale o que vale. Pareceu-me que são os dois jogos da champions que faltam, frente a Liverpool e Besiktas, os que se encontram, a par do jogo com o Setubal, já na proxima jornada, mais sujeitos a sofrer com estas configuraçoes menos agradáveis.
Finalmente uma referência ao jogo no dragão, a
12/13 de janeiro 2008, frente ao Braga, quiçá
outro dos momentos complicados para Jesualdo, marcando um período de
contestação ao treinador portista com o despedimento sob pano de fundo. Para info mais pormenorizada relativamente à temporada portista, visitem este
post, publicado a 28 Outubro ultimo.
E, ENFIM, O BENFICA
3. E o Slb. finalmente umas palavrinhas para o benfica, que os adeptos lampiões desesperam por noticias. Já menos, é bem verdade, que uma goleada sempre provem de confiança, mesmo o barco que mais à deriva parecia andar.
Alguns de vós estarão lembrados das previsões que foram sendo feitas para a temporada passada do SLB aqui no astrocosmo. Não se pode falar, propriamente, de um trabalho de grande exactidão mas, e a provar que é com os erros que temos de aprender, o que temos a dizer quanto aos próximos dois meses lampiões é que alguns astros importantes passarão exactamente nos mesmos pontos que atravessaram na melhor fase do Benfica de Santos em 2006/08, mais exactamente em Fevereiro e Março 2007.
Assim, seja por que SCP e FCP não viverão as melhores fases das suas temporadas 2007/08, seja por que, de facto, existirão melhorias imprtantes no rendimento benfiquista, seja por isso tudo junto, a verdade é que se perspectivam dois meses, mais ou menos até meados/fins de Janeiro 2008, de recuperação da nau lampiã. A partir de finais de Janeiro, e depois durante Fevereiro 2008, a descida de rendimento é uma possibilidade forte. Quanto à análise aos meses finais da temporada SLB voltaremos a eles mais tarde.