domingo, dezembro 30

Turn the light out say goodnight

Etiquetas:

Liedshow

Para já, em inicios de Janeiro, indicadores positivos tendentes a boas conversações com resultados frutíferos entre jogador e clube.
Depois, mantendo-se alguma tensão e frustração na conjuntura de Liedson para boa parte do que resta de janeiro, serão de esperar melhorias consideráveis a partir do final do mês.
Há mais Liedson de onde este veio para boa parte do que resta da presente temporada.

sábado, dezembro 29

As melhores na radar

As melhores canções internacionais do ano de 2007 votadas pelos ouvintes da rádio radar.
Para descobrir ou para ouvir de novo, aqui fica a lista:
1º. Interpol - "Pioneer To The Falls" (23 pontos)
2º. The National - "Fake Empire" (22 pontos)
3º. LCD Soundsystem - "All My Friends" (15 pontos)
4º. Arcade Fire - "No Cars Go" (12 pontos)
5º. The National - "Mistaken For Strangers" (11 pontos)
6º. Arcade Fire - "Intervention" (10 pontos)
7º. Editors - "Smokers Outside The Hospital Doors" (8 pontos)
8º. Amy Winehouse - "Back To Black" (8 pontos)
9º. Battles - "Atlas" (8 pontos)
10º. LCD Soundsystem - "Someone Great" (8 pontos)
11º. Radiohead - "Reckoner" (7 pontos)
12º. Radiohead - "All I Need" (7 pontos)
13º. !!! - "Must Be The Moon" (6 pontos)
14º. Beirut - "Elephant Gun" (6 pontos)
15º. Modest Mouse - "Dashboard" (5 pontos)
16º. Sound Team - "Born To Please" (5 pontos)
17º. Interpol - "No I In Threesome" (5 pontos)
18º. LCD Soundsystem - "North American Scum" (5 pontos)
19º. Blonde Redhead - "23" (4 pontos)
20º. Bloc Party - "The Prayer" (4 pontos)

quinta-feira, dezembro 27

Barça 2008

Isto foi o que, no passado mês de Agosto, traçámos para a época 2007/08 do Barcelona.
Tal como no caso da análise aprioristica à temporada do Sporting, estamos a cumprir todos os timings, colectivos e individuais para os "Culés".
Para a segunda metade de Janeiro 2008 é de esperar por um apertar dos problemas para o lado de Rijkaard, com o despedimento sob pano de fundo, e com Fevereiro a manter-se do lado da tempestade, mas há melhorias para os ultimos meses da temporada.

domingo, dezembro 23

There is only one AstroCosmo

O futebol nacional vai para férias de natal com os 3 grandes em situação indefinida.
No regresso, nomeadamente na primeira metade de Janeiro 2008, aguardam-nos duas conjunturas periclitantes dos treinadores de FCP e SCP.
É nessa fase que Paulo Bento e Jesualdo Ferreira atravesam um ciclo de potencial rescisão contratual, normalmente associada a contestação externa, embora no caso de Jesualdo não seja ainda o momento de mais forte potencial despedimento durante o ano de 2008.
Se o Sportinguista remediou a sua situação com duas vitórias à rasquinha frente a Maritimo e Paços de Ferreira, a verdade é que continuam a notar-se fragilidades preocupantes no jogo da equipa.
Se partirmos do principio que a fase de fins Janeiro 2008/inicios de Fevereiro 2008 "trazem" o melhor Sporting da presente temporada, ao nível das conjunturas dos jogadores, com continuação durante todo o mês de Fevereiro e primeira metade de Março, continuamos, no entanto, às voltas com a conjuntura de Paulo Bento.
Se não é despedido na primeira metade de Janeiro, o que fazer com os seus indicadores menos fortes para o melhor período dos jogadores? Apesar de, tambem durante Fev/Março 2008, Paulo Bento apresentar algumas configurações a apontar para uma melhoria, outras existem que nos levam em sentido inverso. Como sempre a realidade dará a melhor resposta a estas e outras dúvidas.
Quanto a Jesualdo, confirmaram-se as indicações de escorregadelas em Dezembro, embora apenas e só na sua parte final.
Interessante como se junta esta escorregadela de fins de Dezembro à fase de maior contestação a Jesualdo na primeira metade de Janeiro 2008.
Finalmente, o Benfica. Tem sido o maior quebra-cabeças da "nossa" época, sobretudo quando procuramos antever fases específicas. A análise feita ao resto da temporada encarnada ainda não foi feita em posts anteriores, se excepturarmos os indicadores que já revelámos de uma quebra em Fevereiro e inicios de Março.
Claro que temos já algumas cartas na manga para o final da época do glorioso (ou o "glórias" para alguns), mas, e tal como sucede no caso de FCP e SCP, aguardaremos pelas contratações de inverno para confirmarmos os indicadores que já encontrámos nos actuais integrantes do plantel.
Um feliz natal para os nossos leitores., e a brincar, a brincar, já são 3 anos.
Talvez já vá sendo tempo de dizermos...
There is only one AstroCosmo
:)

sábado, dezembro 22

Mercados

Manuel Fernandes com um pé fora de Valência, Maniche com os dois longe de Madrid e João Moreira parece que não fica na Madeira.
É agora, em momentos de desvalorização dos seus passes, o momento certo para quem quiser apostar no futuro. Há ambição e potencial vencedor nestes rapazes.
O mercado de inverno está aí e não interessa só apostar para os ultimo meses da época presente. Uma aquisição de qualidade deve "cobrir" mais do que o futuro a curto prazo.
Porque, depois, pode ser tarde demais...

quinta-feira, dezembro 20

Valência a ferro e fogo

Quando, a 3 Novembro passado, fizemos referência à vitória do Valência frente ao Maiorca e a um possível fim de críse do clube Espanhol, longe estávamos de imaginar a confusão que hoje se instalou.
Falámos do potencial planetário-conjuntural de alguns jogadores e tambem do treinador Koeman, e não tenho motivos para alterar essas considerações. A possível dispensa de Manuel Fernandes e Vicente, dois dos atletas que referimos com melhores conjunturas para o futuro, sobretudo a partir da próxima temporada, representam, por si só, e se acrecentadas às dos "Históricos" Cañizares e Albelda, um tiro de missil nos destinos de um dos grandes do futebol Europeu.
A questão que se coloca neste momento é o que se passa com Koeman. Já sublinhámos no post de 3 de Novembro o pouco que nos agrada a conjuntura do treinador Holandês.
Mas, e de modo mais elaborado, devo acrescentar que esta corda pode muito bem partir para o lado do cabecinha laranja. Com epicentro da críse na segunda metade de Janeiro e mês de Fevereiro 2008, mas com Março e Abril ainda com perigos planetários a apontar para dificuldades grupais e uma tensão muito forte, Koeman arrisca-se a não ficar mais do que 5 ou 6 meses em Valência.
Situação a seguir com muita atenção e interesse.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, dezembro 17

Vuka Vuka

1. O primeiro sinal de Vukcevic foi dado na Madeira.
Fevereiro e Março 2008 são bons, mas o final da presente temporada turva um tudo nada.
Quando 2008/09 acabar estaremos todos convencidos. Uma conjuntura de qualidade fica sempre tão melhor quando o atleta tem talento...
2. A críse em Alvalade não acabou. Fins de Dezembro e inicios de Janeiro voltam a colocar muita coisa em causa. Ninguem pensou que uma exibição como a dos Barreiros foi indicador de recuperação, pois não? E já corre por essa blogosfera fora o lobby por Jorge Jesus...
3. Não era suposto já haver contratações "fechadas" para "atacar" Janeiro com reforços desde o seu inicio?
Por este andar chegam em principios de Fevereiro, e em meados de Maio estão prontos para dar qualquer coisas às equipas "reforçadas".

quarta-feira, dezembro 12

Curtas mas boas

1. A viver uma fase conjuntural complicada até meados/fins de Janeiro 2008, Purovic terá, ainda durante a presente época, momentos de glória para contar aos netos.
Quando dia 1 de Março 2008 chegar (curiosamente, coincide com o SCP-SLB), o Sérvio encontrar-se-á rodeado de configurações planetárias anestesiantes, conducentes a uma boa imprensa, uma melhoria considerável da sua imagem profissional e uma popularidade que, em Dezembro 2007 e boa parte de Janeiro 2008, parecerá muito distante.
2. O FCP de Jesualdo não acusou o toque conjuntural de meados de Dezembro. Não esquecendo que é em Janeiro 2008 que a conjuntura do treinador Portista se torna mais turva (Info detalhada), esperemos pelos resultados do resto do mês de Dezembro em busca de alguma escorregadela.
3. É noticia da imprensa diária o interesse do SLB por César Delgado, Argentino do Cruz Azul. Ainda não havendo confirmação da transferência, fica apenas a indicação de que a conjuntura do atleta para o que resta de temporada se enquadra nas conjunturas dos integrantes do plantel encarnado para o mesmo período, o que pode ser visto como um sinal verde do potencial da aquisição se vir a concretizar. Se essa conjuntura é de qualidade ou não, logo falaremos do assunto no caso da transferência ter desenlace favorável.
4. A experiência já foi feita, os adeptos puderam verificar o erro em que levaram o treinador a incorrer, e agora é hora de Rui Patricio saír da equipa e, talvez, ser emprestado para jogar com regularidade e menos pressão. Os indicadores planetários do jovem atleta para a segunda metade de dezembro 2007 e para a primeira metade de Janeiro 2008, aconselham a que um jogador mais experiente tome conta da baliza sportinguista e revelam um potencial forte para Patricio vir a ser preterido.
5. A conjuntura planetária de Ancelotti está em ponto de rebuçado para a, desde há meses, anunciada rescisão contratual. De meados de Janeiro a meados de Março 2008 a carga conjuntural é de monta, pelo que será pouco provável que o treinador Italiano consiga resistir a mais este embate.
Num plano tambem de dificuldades, mas talvez não de forma tão aguda, estará Rijkaard, treinador Holandês do Barcelona, com uma segunda metade de Janeiro 2008 a revelar dificuldades para a equipa que dirige, mas sem tantos indicadores de rescisão contratual como no caso de Ancelotti.
Será esta a oportunidade de Mourinho?

quinta-feira, dezembro 6

Fracturas

Depois da reunião do estado-maior leonino, pode parecer que fica para trás, definitivamente a críse leonina. A responsabilidade morreu solteira porque, afinal, a culpa é do baixo orçamento, que justifica os maus resultados da equipa de Paulo Bento e a fraca produtividade das contratações de Carlos Freitas.
Mas há que manter os pés no chão. Tanto Dezembro como Janeiro, até meados, são períodos que continuam a revelar algum potencial para fracturas em Alvalade, começando por Paulo Bento. O potencial para rescisão de contrato do treinador Português está activo, como se disse atrás, até meados de Janeiro 2008, ao que se pode juntar tambem um potencial semelhante para Miguel Veloso.
Ainda faltam as anunciadas contratações de inverno, que aguardamos com expectativa, de maneira a ver confirmadas ou infirmadas estas projecções. Esperemos, pois, por fins de Janeiro/inicios de Fevereiro 2008, para assistirmos então aos melhores dois meses da temporada SCP, e aos melhores meses das contratações de Freitas (Vukcevic e Purovic em bom momento). Até lá o perigo espreita...

segunda-feira, dezembro 3

QUAK QUAK

1. Depois de tão maus resultados, Alvalade já nem arde. Os adeptos resignam-se perante o quadro real, pois tiveram tudo o que pediram. Paulo Bento, na esperança de ser salvo da fogueira, fez-lhes a vontade e colocou o guarda-redes dos juniores a títular, e aqueles, autisticamente, continuam a gritar como culpados da críse nomes como os de Purovic (ganhou o penalty que...Polga falhou), Marian Had (salvou um golo em cima da linha) e Farnerud (jogou 5minutos, outra vez...).

Mas não foi o guarda-redes que deu um frango?

Se grasna como um pato e anda como um pato, é capaz de ser um...pato!

2. A vitória do FCP na luz não nos deve "cegar" quanto ao potencial conjuntural negativo dos Portistas para os próximos dois jogos, um para a champions e outro para o campeonato. São vários os atletas azuis em semi-crise lá para meados de Dezembro. Este FCP está longe de ser perfeito, Quaresma incluído...

3. A expulsão de Makukula em Braga é inexplicável e fede a "encomenda".

4. Estamos quase no mercado de inverno. Venham de lá essas contratações!