domingo, setembro 30

Money talks and bullshit walks

1. Se não vê ou não lho dizem, então tudo bem, que não se marque falta. Mas se vê ou lho comunicam, não há duas opções, por mais que queira evitar polémicas. Pedro Henriques até pode explicar a sua versão dos factos mas, tambem aqui, não há duas opções: o árbitro auxiliar viu que Katsouranis jogou a bola com o braço dentro da grande área e Pedro Henriques fugiu às suas responsabilidades.

2. Grande jogo de Romagnoli e mais uma semi-frangalhada do Keeper. Do lado do Benfica não destacar Rui Costa é para cegos. Decisivo em tudo o que faz.
3. Maxi Pereira começa a mostrar porque foi a melhor contratação lampiã do defeso ao passo que Bollati ainda aguarda por oportunidade para provar o mesmo no Dragão. Vukcevic, lá para Janeiro/Fev/Março 2008, tem encontro marcado com a excelência e o estrelato, a mostrar que nem só os rivais sabem ir às compras.

4. Henry marcou 3 na vitória do Barça e desmentiu-nos, por agora. Em Inglaterra o Chelsea do Russo continua a confirmar tudo o resto: o dinheiro não garante vitórias a ninguem.

quarta-feira, setembro 26

The sweet September

1. As próximas semanas trazem a concretização de conjunturas já à vista. A de Rijkaard, coberta por críticas e por mais problemas de balneário, com Ronaldinho a caminho da rescisão de contrato há muito anunciada por aqui, e com Henry a manter um rendimento aquem do esperado e, tambem ele, com mais vontade de ir que de ficar. Por outro lado, tambem Roberto Mancini dá sinais conjunturais de fraqueza. Entre estes dois o potencial de rescisão de contratos abre portas a Mourinho.

2. No Sporting a principal decisão do mercado de verão, a troca de guarda-redes, já dá os seus frutos. Mas não era preciso ser bruxo para prever esta situação. Com a chegada de fins de Setembro, o doce setembro dos Prefab Sprout, aparece tambem a fase das primeiras críticas a Paulo Bento, que se prolongará durante boa parte de Outubro 2007. A partida com o Dinamo Kiev é a que, em termos médios, mais problemas pode trazer.

3. Não haverá previsão para o Benfica-Sporting do próximo fim de semana. A conjuntura planetária e laboral do astrologo não o permitem.

4. O verão já lá vai e os mergulhos no mar são uma miragem. Que Deus nos guarde até ao Verão 2008.

5. Impressionante o inicio de temporada do Arsenal, a equipa em melhor forma do velho continente.

quinta-feira, setembro 20

A cadeirinha

A saída de Mourinho faz sentido. Começa a desenhar-se com a manutenção no plantel de duas estrelas que falharam rotundamente a temporada transacta. Essa foi a prova definitiva de que o técnico Português já não tinha mão na escolha de jogadores para o Chelsea.

Um grande condutor de homens, Mourinho sempre teve a ajuda de um outro dom: o de escolher os jogadores certos, no momento certo.

Para esta época, e como fomos adiantando por aqui, a politica de contratações falhou em toda a linha, com a manutenção de Ballack e Sheva, e as contratações de Malouda, Belleti, Pizarro e outros que tais (apesar do baixissimo rendimento revelado até aqui, e apesar tambem de ter indicadores de rescisão contratual no final da presente temporada, um dos jogadores cuja conjuntura evolutiva a 2 ou 3 anos me agradou foi a de Sidwell), e com a saída de Robben.

Perante este quadro, o "Special one" bateu com a porta ao aperceber-se do fraco potencial de vitória da sua equipa, deixando a criança nos braços de Abramovich, que ainda lhe vai pagar para o ver pelas costas.

Talvez um dia o Russo se aperceba do óbvio. Por agora, é deixá-lo assistir de cadeirinha à derrocada anunciada. Sem Mourinho este Chelsea não é candidato a nada.

Quanto a Mourinho mantem, tal como referimos por estas páginas há 3 ou 4 meses atrás, um potencial conjuntural de qualidade para esta e para a próxima temporada, com críses pontuais para ultrapassar.

Está aberto o leilão...

segunda-feira, setembro 17

Maniche: contra os canhões, marchar, marchar

A vida dá voltas e cambalhotas, e a dos jogadores de futebol servem muitas vezes para nos apercebermos disso através de um fenómeno de projecçao e identificação. Mantendo o acento tónico na renovação da selecção nacional, referir-me-ei nesta posta à situação de Maniche.
Depois da magnifica ascensão que protagonizou na equipa Portista orientada por Mourinho, Maniche iniciou uma queda abrupta na sua carreira profissional. A opção pelo campeonato Russo e o desmembramento do plantel portista pós-vitória na liga dos campeões foram, em grande parte, responsáveis por isso, mas não se pode escamotear que o jogador falhou quando teve oportunidade de fazer parte do plantel do Chelsea.
A mudança para o Atlético Madrid não foi realizada com facilidade, e na sua primeira época o rendimento do atleta e uma vida extra-futebol muito críticada, levaram-no a deixar de ser opção de Scolari. O que é facto é que Maniche está volta à selecção. E em boa hora.
Mais do que tentar analisar o curto/médio prazo da carreira futura de Maniche importa referir uma realidade conjuntural semelhante entre outros integrantes do nucleo duro da nossa selecção. E nessa perspectiva diriamos que é mais importante começar a pensar no mundial 2010 do que, própriamente, fazer finca pé numa carreira fulgurante no Euro 2008.
O caso Maniche é paradigmático, e aponta-nos um extraordinário potencial conjuntural de realização profissional durante as temporadas 2008/09 e 2009/10, apesar de algumas recaídas que terá de ultrapassar.
A par do crescimento conjuntural de outros atletas a que já fizemos referência nestas páginas, a selecção tem tudo a ganhar em manter nas suas fileiras um dos mais magnificos e vencedores médios Portugueses de todos os tempos.

terça-feira, setembro 11

As Quinas do futuro

1. O processo de renovação em que se encontra a selecção nacional A de futebol desde que findou o ultimo campeonato do mundo está longe de estar no seu fim.
2. Para já, e de caras (conjunturalmente), as entradas de Pepe para o lado de Ricardo Carvalho no centro da defesa, e de Manuel Fernandes, logo que estabilize a títular no Valência, para o lugar agora ocupado por Petit no meio campo defensivo, são indispensáveis.
3. Depois há o caso de Miguel veloso que merece, ao menos, um lugar nos 18, e o de João Moreira que, pela sua conjuntura evolutiva, e à semelhança de Manuel Fernandes, apresenta um potencial excelente para se vir a tornar numa figura de proa no futebol nacional nas próximas temporadas.
4. Quanto à posição de guarda-redes, Ricardo mantem-se sem ninguem que, do ponto de vista conjuntural, se assuma como uma alternativa credível.
5. Preocupante mantem-se a conjuntura de Deco, assolado por uma instabilidade planetária que ameaça manter-se durante os próximos meses. Mas um jogador como Deco merece que se esepre por ele.

sábado, setembro 8

A brincar, a brincar...

1. "Comecei a montar por graça, ainda muito novinha".
Declarações da filha do Ministro Manuel Pinho
2. Luisão (pepara-se para voltar à competição), Rui Costa e Cardozo, três peças de grande importância da estrutura benfiquista, estarão sob a influência de configurações planetárias tensas e pouco dadas a grandes feitos durante a fase dos jogos com o Milan e com o Sporting de Braga.
3. A politica de aquisições de Mourinho para esta época tem desiludido. A manutenção de Ballack e Sheva, ambos com conjunturas dificeis e com pouca margem evolutiva, e a "troca" de Robben por Malouda, enfraquecem, pelo menos para 2007/08, a equipa Blue.

sábado, setembro 1

Aquisições SLB

Com o tempo cada vez mais escasso para análise astrológica, resta-me restringir as previsões a períodos temporais mais alargados, fazendo balanços de aquisições como já foi feito em relação a outras contratações do presente defeso. Desta maneira, só no fim dos períodos analisados poderemos retirar conclusões, e de uma forma geral, relativamente à evolução dos atletas em questão.

Cristian Rodriguez (30 Sep 1985) - Contratação com pouca margem de progressão, apresentando indicadores de críse no fim da presente temporada, acompanhados de um potencial para lesões a considerar. Poucas chances conjunturais de modo a permanecer na luz em 2008/09.


Maximiliano Pereira (8 Jun 1984) - Apesar de Abril/Maio 2008 revelarem indicios de dificuldades fisicas e profissionais, é uma aquisição de conjuntura capaz e de evolução agradável, quer durante a presente temporada, mas tambem em 2008/09. Sem ter uma conjuntura totalmente limpa, é um jogador com potencial para fazer parte do nucleo duro deste e de outros Benficas. Aposta com potencial de sucesso, com a ressalva do final da presente temporada.


Edcarlos (10 May 1985) – Março e primeira metade de Abril de 2008 marcam o melhor período conjuntural do atleta durante a presente temporada. Será a fase da melhoria da sua imagem junto da imprensa e para uma nova injecção de energia física. O resto da temporada (de uma maneira geral) é marcada por dificuldades físicas e profissionais, apresentando indicadores de rescisão contratual no final da época. Possuindo alguma margem evolutiva, os obstáculos conjunturais tenderão a impedi-lo de mostrar o que vale. Melhorias mais constantes no primeiro semestre de 2009 apesar de, mesmo aí, apresentar algumas recaídas.