sexta-feira, setembro 30

Cech (20 May 1982 AD GC) - Época 2005/06

É um jogador no topo da sua carreira, e assim continuará esta temporada, mas tem períodos especificos indicadores de dificuldades quer a nível de rendimento quer, sobretudo, no potencial para dificuldades fisicas, e iremos fazer-lhes referência, sem que tal afaste o potencial positivo de base que possui.

O final de Agosto/primeira metade de Setembro revela parte dessa realidade: problemas na profissão; e/ou críticas ao seu desempenho; e/ou possiveis discussões; pensamento negativo; e/ou potencial para lesões, estão na ordem do dia. Não veio a público nenhum reflexo destes indicadores, mas isso não significa que nada se tenha passado.

Este potencial para lesões não se esgota no período indicado. Na segunda metade de Novembro/primeira metade de Dezembro tem fortes indicações de: Tensões emocionais incomuns, irritabilidade, conflitos emocionais, rebelião, anseio por liberdade, conduta provocativa. O que tem isto a ver com lesões? A manifestação de padrões emocionais tem duas formas de canalização: consciente, ou inconsciente. No caso destas tensões não conseguirem ser exteriorizadas pelo jogador cria-se uma bomba interior pronta a revelar-se sob a forma de problemas fisicos, nomeadamente lesões, muitas vezes com obrigatoriedade de cirurgia. Repare-se como a limitação de liberdade se atinge através de um outro processo. Uma lesão, como é evidente, coarta imenso a liberdade individual de um individuo, originando tensões e frustração pelo facto do atleta não poder desempenhar a sua actividade.

Claro que, na hipótese desta primeira fase da época não trazer lesões ao atleta, estamos perante uma conjuntura indicadora de instabilidade do atleta no seio do grupo, com fortes indicações de diminuíção de rendimento do atleta e/ou dos resultados da equipa, capazes de criar alguma espécie de revolta dentro dele, para alem dos reflexos negativos que uma conjuntura deste tipo tem numa equipa, pois revela diminuíção de liberdade dentro da equipa, reflexo de que algo não vai bem.

A partir de Janeiro 2006 podemos esperar melhorias no rendimento do atleta, quer no desempenho de jogo jogado, quer na capacidade de popularidade e de integração no grupo, á imagem da época passada. Esta melhoria animica será importante na hora de fazer o balanço da temporada 2005/06 do atleta.

Em Março surgem outras questões para resolver sob a forma de uma crise interna (emocional ou fisica) de Cech, restando saber se, no caso de problemas fisicos, estes são ainda fruto dos problemas vividos na primeira metade da temporada, se no caso de problemas emocionais, eles não terão ligação directa com resultados menos animadores da equipa, capazes de deixar o jogador desmoralizado.

O resto da temporada traz melhorias, embora o estado de espirito do atleta esteja um pouco por baixo. Mas, como comecei, o potencial de vitória do jogador é bom, encontrando-se numa fase de auge da sua carreira. A ter atenção a fase do defeso 2006/07, com alguns excessos verbais a ter em conta, o que, desde logo, aconselha a algum cuidado no tratamento com a imprensa.

Frases politicamente incorrectas

1. O Sporting deste ano é superior ao de 2004/05 (opinião astrológica).

2. Nélson vai fazer uma boa época 2005/06 (opinião astrológica).

3. FCP e SLB deste ano são superiores aos homónimos da época passada (opinião astrológica).

4. Peseiro é um excelente treinador (opinião astrológica).

5. A venda de Rochemback não foi só um óptimo negócio financeiro. Desportivamente, foi uma decisão de grande qualidade (opinião astrológica).

6. Wender e João Alves são reforços belissimos (opinião astrológica).

7. Devia poder demitir-se alguns adeptos (os que queriam o Pinilla, e que depois de terem o Pinilla queriam o Tonel, e que depois queriam o Nélson, mas agora já queriam o Ricardo, com a equipa a jogar em 4-4-2, mas com três alas, e três médios ofensivos...) (opinião pessoal).

8. O que se deve estar a rir o Jaime Pacheco (opinião de escárnio).

9. Os unicos titulos que Pedro Barbosa ganhou no SCP foram á conta do amigo Jardel, e de Acosta e JVP, em épocas em que nem sequer era titular (constatação de facto).

10. Koeman é o mais fraco dos treinadores dos grandes, para esta época (opinião astrológica).

Proooonnntooooo, não passou....

O aspecto, afinal, não tinha acabado. É persistente, o sacana. E quem paga é o amigo Peseiro. Desculpa ter-te induzido em erro, camarada. Há que olhar em frente, e enfrentar a fúria da mole.

Publicado em 26.9.05

"O achincalhamento anunciado

Publicado em 13.9.05 (http://astrocosmo.blogspot.com/2005/09/jos-peseiro-4-apr-1960-ad-gc-poca.html)
José Peseiro (4 Apr 1960 AD GC) - Época 2005/06
"..o espectro astrológico que estoirou com Santana vai estar á disposição de Peseiro em meados de Setembro e eu estou muito curioso em saber o que vão agora arranjar para achincalhar o homem. A sua sorte é que se trata de um aspecto activo durante apenas uma semanita ou duas..."
Publicado em 11.9.05 (http://astrocosmo.blogspot.com/2005/09/o-triunfo-do-silncio.html)
O triunfo do silêncio
"5. Tinha dito num post "átrasádo" que Peseiro tem em Setembro um aspecto astrológico sintomático de possiveis resultados menos agradáveis. Não tendo afectado o derby, vamos aguardar pelas duas próximas semanas e esperar pelo que aí vem. Se é que vem!"
O tal aspecto acaba hoje. Resultado: uma derrota, e uma vitória com assobios. Motivos de achincalhamento encontrados: uma substituíção. Peseiro passou o teste com distinção. Em grande. Não precisas de agradecer Zé, que esta análise não tem nada de pessoal ou profissional. Nós aqui somos facciosos: só nos interessam os aspectos astrológicos, e bem sabemos que este foi duro. Mas já passou. Prooonto. Já passou. Proonto."

quinta-feira, setembro 29

O Cosmo avisou, mas Co não ligou

Um aspecto relevante nas previsões astrológicas é que, o momento exacto em que as formações planetárias são activadas variam sensivelmente daquilo que, á priori, o Bruxo pensa.
Seja pela ausência de hora de nascimento, seja por pura incompetência do Astrólogo, torna-se impossivel ser exacto ao milimetro, tal como se pode constatar relativamente á previsão para Co Adriaanse que aponta finais de Outubro como inicio da crise, antecipando-se a realidade um mês em relação á dita previsão, ou na previsão de Jorge Costa, que aponta inicios de Setembro como o momento em que a discussão á volta da necessidade de adquirir novos centrais se acendeu.
É verdade que esta discussão já vinha a decorrer há várias semanas a esta parte, mas a intensidade é agora maior. E por outro lado, há que referir que foi em finais de Agosto/inicios de Setembro que Jorge Costa foi "atacado" por Adriaanse, ao deixá-lo de fora das convocatórias do FCP, gerando discussões em torno do Capitão Portista.
São questões para o galvao ir tendo em conta, nesta viagem sem fim. Foi bonito, não foi??


Publicado em 29.8.05

"Jorge Costa (14 Oct 1971 AD GC) - Época 2005/06

Confirma o inicio de temporada titubeante do FCP, com algumas discussões pesadas a marcarem o final de Agosto e o inicio de Setembro que vincarão a necessidade de encontrar novos defesas centrais..."

Publicado em 29.8.05

"Ricardo Costa (16 May 1981 AD GC) - Época 2005/06

Perfeitamente dentro do padrão da equipa, a sentir algumas dificuldades até Dezembro, período no qual será posto em causa o seu futebol, e em que existem aspectações astrológicas a apontar para discussões no sentido de pôr fim ao seu contrato e/ou críticas ao seu desempenho, originando um estado de espirito mais negativo."


Publicado em 29.8.05

"Bruno Alves (27 Nov 1981 AD GC) - Época 2005/06

Não foge ao padrão geral da equipa, com uma primeira metade da época dificil, com crítica dura e pensamento deprimido, e ainda indicações de possivel saída. A fase mais complicada é a que vai de meados de Outubro a meados de Dezembro, com enfâse especial para finais de Novembro/inicios de Dezembro."


Publicado em 29.8.05

"Jorginho (6 May 1977 AD GC) - Época 2005/06

Sendo um dos jogadores do FCP de maior potencial astrológico (com indicadores de popularidade e boa forma técnica) para a primeira fase da época, não deixará de se deparar com obstáculos para ultrapassar, quer sob a forma de problemas fisicos, quer sob a forma de criticas ao seu desempenho da parte da imprensa e/ou adeptos, “apanhando” um aspecto astrológico em finais de Agosto/inicios de Setembro indicador de possiveis revéses na “boa imprensa” que vinha tendo até então. Em finais de Setembro/inicios de Outubro mais indicações de dificuldades em progredir, de dar o salto para um rendimento que o seu nível de jogo pressuporia, com a possibilidade de problemas fisicos a manter-se...
Trata-se de um caso dificil de análise astrológica pois dá indicações erráticas em todas as direcções, mas deixa presente a marca de algumas dificuldades no inicio de época portista, caracterizada por muito carisma e arte, mas nem sempre consubstanciada em vitórias. "


Publicado em 29.8.05

"Lucho González (19 Jan 1981 AD GC) - Época 2005/06

Muito carisma e boa imprensa para começar a época, mas as coisas irão mudando já a partir de fins de Agosto e até Dezembro, com as criticas a aumentarem de tom e o péssimismo a incrementar-se, com a possibilidade de alguma derrota pessoal o atingir, podendo passar a ser mal visto e trocar pontos de vista com alguem de um modo um pouco desagradável."


Publicado em 29.8.05

"McCarthy (12 Nov 1977 AD GC) - Época 2005/06

Em fins de Agosto tem uma conjuntura astrológica a indicar alguma inclinação para problemas fisicos e/ou para uma dificuldade de render o que dele se espera, mas não demorará a partir. Fins de Setembro/inicios de Outubro trazem alguns ataques pesados, falta de auto-confiança e alguma irritabilidade e beligerância, com uma barreira de incomunicabilidade a erguer-se e a potenciar a possibilidade de entrar em rupturas."

Publicado em 29.8.05


"Co Adriaanse (21 Jul 1947 AD GC) – Época 2005/2006

Até não começa mal, com fome de grandes projectos e visão para grandes conquistas, mas á medida que os meses vão decorrendo, sobretudo de finais de Outubro a finais de Dezembro, os aspectos astrológicos vão indicando que os apoios de direcção e adeptos terão tendencia a diminuír, e a auto-confiança do Holandês tambem. Algumas das criticas que são possiveis indicam obstinação, teimosia e, por vezes, estreiteza mental, e o sentimento de frustração e bloqueio mental e emocional serão a base (a par dos resultados) de o seu lugar ser colocado em risco. "

quarta-feira, setembro 28

Yahoo!, Fuck you!

1. Dizer que Trapatoni foi uma grande contratação e Koeman nem por isso, é, em linguagem futuristico-astrológica, uma constatação de passado. Ou seja, não é uma dúvida que o futuro se encarregará de confirmar ou infirmar, mas sim uma certeza dogmático-indiscutivel. Isto apesar do muito de bom que Koeman ainda tem para mostrar, antes da queda final. Jogos como o de ontem servem para os Benfiquistas concordarem comigo.

2. O Yahoo denunciou um jornalista Chinês ás autoridades deste país, divulgando o numero de telefone associado a uma conta de E-mail, através do qual o jornalista enviou notas (para um dissidente Chinês a residir nos EUA, e que, posteriormente as publicou) sobre a comemoração do 15º aniversário do massacre de Tianamen. Resultado: 10 anos de prisão para o jornalista e a manutenção de relações comerciais previligiadas entre o Yahoo! e a China. Yahoo!, fuck you!

3. As previsões individuais para grande parte dos jogadores do SLB estão um pouco atrasadas. Com o grosso dos planteis de SCP e FCP previsionados e publicados, trata-se de uma pecha que urge suprir, numa fase em que o trabalho extra-previsões futebolisticas parece crescer, quer a nível de consultas astrológicas e de estudos astrológicos escritos para clientes privados, quer a nível de Advocacia. Peço, por isso, a compreensão e paciência dos meus amigos Benfiquistas.

4. Rogério foi ontem operado a uma hérnia inguinal. A paragem está avaliada em cerca de 3 semanas. Previsão para Rogério, publicada em 8.9.05:

Rogerio Regis (28 Feb 1976 AD GC) - Época 2005/06

"É o titular da defesa com a conjuntura astrológica menos vistosa, tendo um inicio de época um pouco atribulado, marcado quer pelo potencial para lesões quer por uma excessiva irritação e pouca clareza mental, alem de um excesso de impetuosidade. "

5. Ao longo da época é uma certeza que farei aditamentos a algumas previsões publicadas. Isto porque, com a quantidade massiva de mapas analisados, e com as limitações de tempo que o inicio de temporada provocou, há sempre algo que falha ou que fica para trás, e que, numa análise posterior, saltam á vista.
Estes aditamentos serão feitos nas caixas de comentários da respectiva previsão, com a chamada de atenção para eles em posts individuais, de modo a que transparência honestidade sejam mantidas imaculadas. Uma vez que só aqui são publicadas a maior parte das previsões, eu pedia a alguns de vós que fizessem o favor de gravar os textos para uma eventualidade futura. Arigato.

segunda-feira, setembro 26

Flash back

Publicado em 29.8.05

Sonkaya (1 Jul 1981 AD GC) - Época 2005/06

"Não tem uma conjuntura astrológica fabulosa para esta temporada. Em Setembro, e para começar, tem algumas críticas (podem ser críticas colectivas) para ouvir, e nos meses seguintes vai-se enquadrando na conjuntura global da equipa, sujeito a uma imprensa pouco amiga e a adeptos pouco tolerantes com maus resultados."

Publicado em 29.8.05

Jorge Costa (14 Oct 1971 AD GC) - Época 2005/06

"Mantem uma conjuntura indicadora de problemas fisicos e, tratando-se da sua ultima época, pode dizer-se que não termina ao melhor nível.Não é um jogador com quem Adriaanse possa contar para se tornar num titular indiscutivel, seja pelos problemas fisicos que o apoquentarão, seja pela curva descendente que a sua produtividade apresentará."

Publicado em 29.8.05

Helder Postiga (2 Aug 1982 AD GC) - Época 2005/06

"Promete melhorias para a segunda fase da temporada (a partir de Janeiro), começando a época com o ensaiar de algumas críticas que muitos têm engatilhadas desde a temporada passada. Em Set/Out os problemas fisicos e uma mente enervada pelos obstáculos e possiveis ataques ao seu futebol são possibilidades fortes."

Publicado em 29.8.05

Sokota (8 Apr 1977 AD GC) - Época 2005/06

"Uma primeira fase de temporada que, á primeira vista seria excelente, mas que não será. Os problemas começam logo em Setembro, com uma mente um pouco negativa e/ou algumas criticas da comunicação social e/ou dos adeptos. Apesar da conjuntura de base ser positiva e indicadora de expansão e popularidade, esta primeira metade da temporada será decidida nos aspectos astrológicos de detalhe. Em Outubro temos mais questões relacionadas com o grupo, e a possbilidade de Sokota se sentir á margem, e a fase que vai da segunda metade de Novembro até finais de Dezembro é bastante frustrante, com várias indicações que possibilitam a sua saída do clube."

O achincalhamento anunciado

José Peseiro (4 Apr 1960 AD GC) - Época 2005/06
"..o espectro astrológico que estoirou com Santana vai estar á disposição de Peseiro em meados de Setembro e eu estou muito curioso em saber o que vão agora arranjar para achincalhar o homem. A sua sorte é que se trata de um aspecto activo durante apenas uma semanita ou duas..."
O triunfo do silêncio
"5. Tinha dito num post "átrasádo" que Peseiro tem em Setembro um aspecto astrológico sintomático de possiveis resultados menos agradáveis. Não tendo afectado o derby, vamos aguardar pelas duas próximas semanas e esperar pelo que aí vem. Se é que vem!"
O tal aspecto acaba hoje. Resultado: uma derrota, e uma vitória com assobios. Motivos de achincalhamento encontrados: uma substituíção. Peseiro passou o teste com distinção. Em grande. Não precisas de agradecer Zé, que esta análise não tem nada de pessoal ou profissional. Nós aqui somos facciosos: só nos interessam os aspectos astrológicos, e bem sabemos que este foi duro. Mas já passou. Prooonto. Já passou. Proonto.

sábado, setembro 24

Vem Ali o Karimi

Lia, há dias, um blog recorrentemente impregnado de boas análises futebolisticas, e dou de caras com um post a falar de um tal "Ali Karimi, 26 anos, jogador asiático do ano em 2004 e vindo do Al Ahli (EAU), assinou apenas por um ano com os alemães (Bayern Munchen) e tem-se afirmado cada vez mais na equipa." http://castigomaximo.blogspot.com/2005/09/no-comecem-com-os-maradonas_21.html

Claro que ler uma coisa destas despoleta em mim a curiosidade astrológica imediata de buscar explicações planetárias para o que já passou, e perspectivar cosmicamente o que há-de vir. E o Karimi pôs-se a jeito. Isto acontece muitas vezes durante a minha rotina diária de há anos a esta parte, mas é muito raro escrever posts sobre os resultados dessas pesquisas, normalmente porque fica muito pouco por dizer ou, então, porque não encontrei nada de positivo, e prefiro ficar calado a fazer mais um enterro antecipado.

O caso do Karimi é bem diverso, e a sua conjuntura para esta época deixou-me optimista. Não só a conjuntura presente mas, e sobretudo, o que há-de vir da temporada 2005/06. Potência, expansão, poder, carisma, talento, popularidade. Num dia em que o Bayern fez parar a marcha do record de vitórias consecutivas, perdendo com o Hamburger, nada melhor do que este post para animar o Kaizer, que se suspeita ser um frequentador habitual e furtivo do AstroCosmo, na mecha de encontrar aqui informações preciosas sobre "special players".

Já chega de divagação. Chama-se Ali karimi e foi-me apresentado pelo Rotura de ligamentos, Deus o livre e guarde (ao Ali) delas.

Óh tempo, volta pa trás

Miccoli tem a fama, mas é Nuno Gomes que desiquilibra. Para relembrar que as compras do SLB de finais de Agosto não conseguiram superar o nível dos que já lá estavam: serviram para tirar pressão de cima dos da casa.

Publicado em 11.9.05

O triunfo do silêncio

" 6. O jogo de ontem serviu para clarificar, e bem, a posição dos jogadores do SLB na perspectiva do seu treinador. E tal como já pensavamos por aqui, ser reforço não significa ser melhor do que os que já estavam á disposição de Koeman. Bem pelo contrário: deixar de fora Mantorras, Léo, Geovanni e Nuno Gomes foi o Hara-kiri lampião e uma benção lagartina."
http://astrocosmo.blogspot.com/2005/09/o-triunfo-do-silncio.html

sexta-feira, setembro 23

Olhar para trás e depois prá frente

Uma previsão enviesada, até agora. A de Mourinho para esta época. As contas fazem-se no fim, mas a conta corrente pode ir-se fazendo. http://astrocosmo.blogspot.com/2005/08/jos-mourinho-200506-26-jan-1963-ad-gc.html

P.S Tenho preparada a previsão individual para os jogadores do Chelsea, relativa á presente temporada. Coming soon.

Viver a olhar para trás

O site maisfutebol re-pública todas as crónicas assinadas por José Mourinho naquele espaço, nos anos 2000/2001. A não perder. http://www.maisfutebol.iol.pt/mourinho/cronicas/artigo16.php

Recordando e vivendo

A não convocatória de Ronaldinho Gaúcho e Deco para o embate do barcelona frente ao Bétis do próximo fim de semana torna actual este artigo http://astrocosmo.blogspot.com/2004/12/eu-no-pago.html escrito e publicado em Dezembro de 2004 aqui no cosmo. Fica a faltar um artigo de análise conjuntural a Deco e ronaldinho para as próximas temporadas.

quinta-feira, setembro 22

Anderson (SLB) (27 Apr 1980 AD GC) - Época 2005/06

Uma belissima contratação. O seu rendimento terá tendência a subir, paulatinamente, ao longo das próximas duas/três épocas.

Em 2005/06 tem alguns períodos de instabilidade, nomeadamente de Setembro a meados de Outubro, altura em que as coisas poderão não lhe estar a correr como imaginava, e num outro período que não posso especificar temporalmente por ausência da hora de nascimento. No entanto, não é caso para preocupações por aí alem, pois tem uma conjuntura base a prometer boa imprensa, popularidade e reconhecimento de meados de Dezembro a Março.

Sem ser uma época “limpa” vai ter períodos de bom potencial astrológico. Aposta válida e contratação de altissimo nível, sendo, a par de Ricardo Rocha, o central do SLB com melhor conjuntura astrológica evolutiva a médio/longo prazo.

Ricardo Rocha (3 Oct 1978 AD GC) - Época 2005/06

Mantem-se como um dos jogadores do plantel com melhor conjuntura astrológica e, com excepção do período que vai de meados de Setembro a inicios de Outubro (em que pode ser assolado por algumas críticas e derrotas pessoais, alem do potencial para lesões estar presente), fará uma belissima temporada. De resto, e de uma maneira geral, é um jogador com um grau de popularidade elevado, quer junto dos adeptos quer da imprensa.
Uma chamada de atenção para os meses de Novembro e Dezembro nos quais tem influências indicadoras de uma possivel transferencia para o estrangeiro.
Em Maio 2006 (até meados do mesmo mês) tem aspectos astrológicos a revelarem que pode ser preterido, talvez a indicarem que não será chamado á seleção para o mundial. Mas não passa de uma possibilidade. O que é verdade é que manterá uma alta rotação na sua carreira, de acordo com as aspectações astrológicas de que dispõe.

Quim (13 Nov 1975 AD GC) - Época 2005/06

No meio de algum potencial, tem uma conjuntura reveladora de uma temporada frustrante, não dando seguimento ao primeiro semestre de 2005.

Possuíndo uma matriz estrutural de grande ambição e vontade de vencer, nesta época experimentará o reverso da medalha, apesar de em algumas fases parecer estar ao seu melhor.

Novembro e inicios de Dezembro trazem indicações de algumas criticas, quer da imprensa quer dos adeptos, reveladores de um estado mental um pouco negativo, existindo potencial astrológico para se poder começar a falar de uma transferência e/ou de poder ser definitivamente preterido por Koeman.

As coisas melhoram um pouco a partir da segunda metade de Dezembro, com algumas formações planetárias de bom corte, mas a sua conjuntura de base leva-o para um final de época marcado por alguma desilusão, ainda que a crítica tenha tendencia para melhorar. Volta a ter indicações de novo contrato no final da temporada. No Benfica, ou fora dele.

Moreira (20 Mar 1982 AD GC) - Época 2005/06

É um jogador em subida, depois da semi-queda da época transacta. Com uma conjuntura progressiva a 2 anos de qualidade, a sua popularidade encontra-se em ponto de rebuçado, e a partir de Novembro esta realidade far-se-á sentir de forma mais acentuada, o que se encaixa na fase de queda de Quim.

Independentemente de saber se jogará ele ou Quim, seria importante que procurasse um clube onde pudesse transpôr para campo esta boa fase, de maneira a capitalizá-la da melhor maneira. Um período de grandes oportunidades na sua vida de profissional de futebol está activo nas épocas 2005/06 e 2006/07. Take it or leave it.

terça-feira, setembro 20

Wender (17 Apr 1975 AD GC) - Época 2005/06

Tal como João Alves, confirma um inicio de aventura sportinguista um pouco mais dificil do que gostaria: o mês de Setembro promete fazê-lo assentar os pés no chão, numa realidade em que as exigências são superiores ao que estava habituado, ainda para mais não estando ao seu melhor nivel fisico.

A melhoria do seu rendimento será gradual, e o balanço da sua temporada é positivo sob o ponto de vista planetário. De Outubro a Dezembro subirá a qualidade da sua participação individual no jogo colectivo da equipa, quando as dificuldades fisicas lhe derem uma folga, mas é em Janeiro que mostrará os seus melhores potenciais, partindo para um resto de temporada agradável e produtivo.

Com 30 anos de idade, tem ainda margem de progressão, o que não deixa de ser curioso. Apesar de algumas dificuldades na temporada 2006/07, trata-se de um jogador cujo balanço conjuntural astrológico desta e das duas próximas épocas, não pode deixar de ser considerado positivo. Uma contratação, no geral, de boa qualidade e retorno produtivo.

E recordar é viver...

Publicado em 1.9.05 (http://astrocosmo.blogspot.com/2005/09/ronald-koeman-21-mar-1963-ad-gc-poca.html)

Ronald Koeman (21 Mar 1963 AD GC) – Época 2005/06

"Esta previsão pretende ser uma de Macro-Astrologia, sem entrar em detalhes de jogos especificos, mas não posso deixar de referir a fase de finais de Agosto/inicios de Setembro, que, desde logo, está a trazer algumas dificuldades ao treinador da vossa grande nação. Assim como assim, as coisas são capazes de ir ao sitio, de modo a que Koeman possa gozar durante algum tempo dos prazeres da boa imprensa e de uma popularidade que vocemecêses não deixarão de lhe proporcionar."


Publicado em 13.9.05 (http://astrocosmo.blogspot.com/2005/09/jos-peseiro-4-apr-1960-ad-gc-poca.html)

José Peseiro (4 Apr 1960 AD GC) - Época 2005/06

"..o espectro astrológico que estoirou com Santana vai estar á disposição de Peseiro em meados de Setembro e eu estou muito curioso em saber o que vão agora arranjar para achincalhar o homem. A sua sorte é que se trata de um aspecto activo durante apenas uma semanita ou duas..."


Publicado em 11.9.05 (http://astrocosmo.blogspot.com/2005/09/o-triunfo-do-silncio.html)

O triunfo do silêncio

"5. Tinha dito num post "átrasádo" que Peseiro tem em Setembro um aspecto astrológico sintomático de possiveis resultados menos agradáveis. Não tendo afectado o derby, vamos aguardar pelas duas próximas semanas e esperar pelo que aí vem. Se é que vem!"

domingo, setembro 18

Quem tramou Florentino Pérez?

O pior Presidente do mundo de um clube de futebol é Florentino Perez. Já não é só uma ideia minha. É oficial. Ninguem compra jogadores tão mal quanto ele. Tão caros. Tão esprimidos. Tão verdes. Tão no momento errado. Não tenho nenhuma embirração pessoal com ele, apesar de o usar amiude (http://astrocosmo.blogspot.com/2004/12/um-quarto-por-fviri.html ; http://astrocosmo.blogspot.com/2004/12/fartte-de-deus-o-senhor.html ; http://astrocosmo.blogspot.com/2005/04/eles-mentem.html http://astrocosmo.blogspot.com/2005/05/agarra-te-perez.html ) como exemplo acabado do que não deve fazer um Presidente de um clube de futebol relativamente á politica de contratações.

Chegados a 2005/06 o Real Madrid continua a perder jogos e já se esgotaram os cartuchos de Florentino. O alvo, agora, é ele. Da Aficcion. Dos Media. Dos jogadores. O bode expiatório é ele, depois de tantos bodes expiatórios que usou para atalhar erros próprios: Del Bosque, Queiróz, Camacho, Garcia Rémon, Hierro, Figo, Owen, Morientes...

O idealismo de Perez é o culpado da falência do seu Real Madrid. O idealismo de querer misturar glamour com produtividade. E a incapacidade de saber escolher bem quem por ele escolha os jogadores a adquirir. Abramovich fê-lo com muita perspicácia, ao dar carta branca a um treinador que sabe como ninguem verificar o potencial de crescimento e de produtividade de um atleta. E a quem só isso interessa.

Como se mantem num cargo durante tantos anos, depois de há muito se ter verificado a sua total incompetencia para o desempenhar, um Presidente deste calibre (podiamos perguntar mesmo, mas noutros prismas, relativamente a Vale e Azevedo)? O idealismo de Perez tinha apenas um destinatário: o público. Foi para ele que tocou violinos á luz de velas, enquanto Beckam passava em fundo, e foi ele que o amparou e enalteceu. Mas será o público a enterrar Pérez, e a fazer-lhe o seu próprio funeral. Está a demorar tanto porque o fim de um sonho é doloroso, e demora até lhe pormos um fim. Mesmo contra todas as evidências, uma ilusão possui uma resistência á erosão superior a qualquer manifestação de verdade. Quem te tramou, Florentino? Foi a tua visão côr-de-rosa do mundo do futebol. Que não é côr-de-rosa. É negro. Como podes ver...

sábado, setembro 17

João Moutinho (8 Sep 1986 AD GC) -Época 2005/06

Mantem a ambição e pujança da sua época de estreia, mas não está “limpo” de influências debilitantes, nomeadamente em alguns períodos da primeira metade da temporada.

A partir de Janeiro começa a melhor fase da sua época, em consonância com vários colegas de equipa, e vai poder disfrutar de sucesso no seu trabalho, com um incremento notável no espirito de grupo e num optimismo avassalador.

Apresenta um aspecto planetário indicador de algumas dificuldades a lidar emocionalmente com pessoas em posição de poder no fim do campeonato, mas tal não impedirá que o balanço da sua temporada seja altamente positivo. Quer ganhar a todo o custo.

sexta-feira, setembro 16

Luis Loureiro (4 Dec 1976 AD GC) - Época 2005/06

Encontro na sua conjuntura, de modo pontual, momentos em que pode ser útil á equipa, nomedamente na primeira metade da temporada, em que Custódio terá aspectações astrais indicadoras de algumas dificuldades físicas. De resto, e de um modo geral, é um jogador com padrões planetários indicadores de dificuldades de afirmação e potencial para lesões, especialmente a partir de Janeiro.

Isto não invalida que se diga possuír uma conjuntura capaz de fazer parte de uma equipa vencedora, embora a sua participação seja reduzida. Não é, em todo o caso, uma contratação de grande qualidade astrológica, devido a uma margem de progressão baixa, com a vantagem do custo do seu passe nao ter sido elevado.

Sistemático

Vi o debate em directo. Entre Carrilho e Carmona. E assisti á mais dura troca de galhardetes de que me lembro num debate televisivo. Curioso que a SIC não mostre nos serviços noticiosos de hoje a repetição dessa troca de galhardetes, ficando-se pela recusa de cumprimento de Carrilho a Carmona no final do debate.

Terá algo a ver com a acusação que Carmona faz a Carrilho relativamente a ordenados megalomanos pagos a uma agora jornalista da SIC e familiar de Carrilho, durante o consulado de Carrilho no Ministerio da Cultura, e de que toda a gente fala á boca cheia por esse país fora?

Se Barbara Guimarães não fosse jornalista da SIC teria hoje um dia infernal, e seria massacrada pela corporação de abutres jornalistas. Ter padrinhos e costinhas quentes foi, e será, o melhor que se pode ter na vida.

País de brandos costumes a começar nos Media. Ténue é a linha que separa o massacre publico do atravessar a tempestade por entre os intervalos da chuva. Vicios privados, publicas virtudes duma sociedade injusta que se constrói nos detalhes. Como os jogos de futebol. É o sistema. É este o polvo de que se fala. É irrespirável. O ar.

quinta-feira, setembro 15

Custodio (24 May 1983 AD GC) - Época 2005/06

Cumpre em pleno o padrão planetário dos seus colegas analisados até aqui. Um jogador que ainda é só um trinco, mas a caminho de ser um médio da moda, sexy e popular. Até Novembro as coisas andarão com alguns altos e baixos, por entre problemas fisicos e dificuldades de concentração.Mas, a partir daí, parte imparável para um final de temporada ao seu melhor, arrecadando um grau de popularidade e carisma inéditos na sua carreira.

Dependendo da hora de nascimento pode vir a ter uma fase um pouco mais taciturna na segunda metade da temporada, mas uma vez que não possúo esse dado deixo apenas essa possibilidade, sem menção ao período temporal especifico. É um jogador pendular na equipa, e a sua presença em campo é fulcral para um Sporting de grande qualidade.

terça-feira, setembro 13

José Peseiro (4 Apr 1960 AD GC) - Época 2005/06

Para quem luta sempre do outro lado da luta, Peseiro é um objecto ideal de utopia: fazer dele um treinador ganhador, apesar do sofrimento e angustia que lhe provocamos através de aviamentos de porrada já transformados em desporto nacional, é um bem maior que se constitui como projecção dos nossos maiores sonhos nunca realizados. Um objectivo capaz de nos fazer acreditar nas maiores ilusões e escapismos. Se o conseguirmos levar “lá”, pode ser que alguem nos consiga levar a algum lado.
Valerá mesmo a pena, senhor Peseiro? Expôr publicamente a dôr pessoal da derrota e da incomprensão perante a gula sádico-Dantesca de uma audiência ignorante, insensivel e voraz de sangue, em troca de uma esperança ténue de glória e reconhecimento? Pois bem, haverá alguem capaz de compreender a dôr de Santana Lopes quando, no final de 2005, e sem que qualquer politica concreta sua tenha sido colocada em causa, foi objecto do achincalhamento colectivo a que assistimos? Alguem ainda se lembra porque razão se mudou de governo, gastando-se muitos (muitos!) milhões de euros em eleições, novas nomeações, indemnizações e reformas antecipadas?

Chamem-me “Doutor divagação masturbatório-(b)anal”, mas estas coisas dizem-me muito da condição humana. E, para alem do mais, o espectro astrológico que estoirou com Santana vai estar á disposição de Peseiro em meados de Setembro e eu estou muito curioso em saber o que vão agora arranjar para achincalhar o homem. A sua sorte é que se trata de um aspecto activo durante apenas uma semanita ou duas, ao passo que Santana o “mamou” durante 2 meses, por entre outras preciosidades planetárias. Mas quem é que está a contar os dias? Cada um sente só, e apenas, a sua própria dôr. Pessoas como Santana e Peseiro têm o acréscimo em modo-bónus de aguentar com as dores alheias em forma de crítica do tipo “não gosto do gajo porque não gosto, e pronto”. Que é que se pode fazer contra isto? Depois admiram-se que haja malta por aí que só esteja bem árrebentar.

Após activar influentes “conécts”, continuo sem a hora de nascimento do Peseiro. Provavelmente ninguem sabe quando ele nasceu, tipico do ser humano que, tal como não sabe para onde vai, óbviamente e, em principio, não saberá de onde vem e quando veio. Mas toda esta verborreia não me ajuda nada, porque a análise á época deste mártir está, em muito, dependente de aspectos astrológicos cuja exactidão de libertação dependem da hora de nascimento, nem que seja uma hora aproximada. Pelo que, a minha previsão para Peseiro é dupla. Não vou só prever a sua época desportiva em função do posicionamento planetário no momento do seu nascimento. Vou tambem prever, ele mesmo, o próprio momento de nascimento!

Se a hora de nascimento fôr a que eu penso, a imagem pública e relação com o público melhorarão imenso, e isso, já se sabe, só acontece quando os bons resultados aparecem. Peseiro fez uma óptima pré-época a nível de contratações. Acertou-lhes em cheio. E isso é importante porque são os jogadores que marcam golos, apesar de que as fronhas” que Peseiro faz durante os jogos quase parecerem comandar o esférico rumo á malha adversária. Mas não, porque se assim fosse o Petit era bota de ouro.

A questão do milhão de dolares é: “então e óh galvao, o SCP ganha o campeonato?”. Pois. Ora, portanto. Nove vezes três, dezoito, e vai um. Mais a raiz cúbica de 27. Portanto, é só fazer as contas. Peseiro demonstra potencial, embora me preocupem as duas semanas imediatamente a seguir ao final do campeonato, com alguns aspectos astrológicos um pouco depressivos. O que não me parece é que Peseiro seja um ponto fraco do SCP desta época, como o foi no passado. Tem uma conjuntura astrológica equilibrada e com potencial vencedor, para alem da significativa, e já mencionada, melhoria de relação com o público. Em suma, está bem melhor que na época passada, o que faz do SCP um verdadeiro candidato ao titulo que, na realidade, nunca chegou a ser em 2004/05. É a minha opinião pessoal íntima. Tripla. Embrulha!

Tonel (13 Apr 1980 AD GC) - Época 2005/06

Um exemplo do que deve ser uma contratação. Jogador com passado nas seleções jovens nacionais e proveniente dos escalões de formação de um clube com “escola” de defesas centrais, chega ao Sporting por um preço irrisório e pronto para o que der vier, a titular ou no banco.

Astrológicamente a margem de progressão é óptima, e desengane-se quem pensa que vem para ser apenas mais um. É o terceiro central, mas tem o mesmo potencial positivo que Beto e Polga têm para esta época (que é grande), com a vantagem de estar “limpo” de influências planetárias negativas, e de ter sobre si um peso de pressão muito menor.

Quem sabe se não se conseguirá adaptar a defesa-direito no período mais atribulado de Rogério, ou se Peseiro não optará de quando em vez pelo sistema de três centrais. Muito bem fisicamente, e com espirito de liderança, é o elemento que “fecha” a pecha na defensiva do SCP, o sector mais forte da equipa nesta temporada com Nélson, Edson, Beto e Polga a fazerem-lhe companhia.

Uma aposta segura e com um grande potencial de acerto, termina a temporada com indicadores de poder ter uma melhoria de contrato.

segunda-feira, setembro 12

Anderson Polga (9 Feb 1979 AD GC) - Época 2005/06

Repete, em grande parte, a conjuntura de Beto, o que é positivo no que é positivo, mas não tanto nas dificuldades de final de temporada (ataques pesados), embora já sob o efeito de aspectos astrológicos bem agradáveis. Pelo meio temos um jogador com uma conjuntura astrológica de base a prometer progressos (especialmente a partir de Janeiro) e com indicadores firmes de reconhecimento e conquistas.

A temporada passada foi dificil, e esta promete renovar algumas dessas mesmas dificuldades, mas já com uma base astral bastante mais agradável. É um jogador de carisma e pronto para mostrar o seu melhor futebol, sendo outro com potencial para mostrar o porquê de ter sido considerado um grande central quando chegou a Portugal.

Beto (3 May 1976 AD GC) - Época 2005/06

Anos passados sob o seu aparecimento no panorama futebolistico nacional, o sportinguista Beto vive o espectro de promessa nunca concretizada. Atravessou anos dificeis, de negação do ego e de alguma desorientação em relação ao caminho a seguir, e isso é a prova maior do seu valor. Mantem-se ao mais alto nível. Quantos conseguiriam tal feito com a conjuntura astrológica que Beto “apanhou”?

As coisas preparam-se para mudar, porque a conjuntura de Beto tambem. Não que esteja totalmente “limpo” de influências astrológicas debilitantes e indicadoras de críticas, mas a conjuntura astrológica de base é boa. E já não era sem tempo.

Tem indicadores de algumas dificuldades entre finais de Outubro e finais de Dezembro, mas a partir daí arranca para um período de excelente produtividade e reconhecimento.

A partir de Março, e mesclado com os excelentes aspectos astrológicos atrás mencionados, possui um aspecto planetário preocupante, indicador de algumas críticas mas, independentemente disso, terá de fazer um balanço excelente da época 2005/06.

É um jogador em subida e pronto a competir ao mais alto nível, naqueles que serão, muito provávelmente, os dois melhores anos da sua carreira. O tempo de conquistas é este. Sim, ou sopas.

Nota: Esta previsão astrológica foi efectuada sem o conhecimento da hora de nascimento do nativos, o que diminui em cerca de 20% o seu grau de fiabilidade. Tratando-se de um trabalho de análise ao desempenho profissional, e só profissional, do jogador em questão para o período da época desportiva 2005/06, a avaliação á sua qualidade só pode ser delineada a partir do final desse período, através dum balanço geral dos acontecimentos e resultados. Apesar de se tratar de um trabalho profissional, o autor não se responsabiliza por eventuais (e previsiveis) incorreções no mesmo.

domingo, setembro 11

O triunfo do silêncio

1. O dia de ontem será lembrado como um dos mais brilhantes da minha carreira de Astrólogo. Consciente da minha incapacidade de produzir previsões de qualidade para jogos especificos de futebol, calei o resultado do (pouco) trabalho que efectuei sobre o derby. Genial. Um grande passo para galvao99, um pequeno passo para a Astrologia.

2. Não tiro uma virgula á previsão para Rodrigo Tello.

3. Não tiro uma virgula á previsão para Deivid mas, e apesar de neste momento ser considerada uma previsão certissima, gostaria de dissertar um pouco sobre a importância de não diminuír a relevância da manutenção de jogadores como ele (e até como Tello, quando as coisas não lhe correrem bem), num grupo que pretende ser campeão. Liedson não vai estar sempre em forma. Nem sequer vai estar sempre nas melhores condições fisicas. Nem vai marcar sempre os golos decisivos (Ver previsão dos avançados do SCP: http://astrocosmo.blogspot.com/2005/08/pinilla-liedson-deivid.html ). Nesses momentos, jogadores como Deivid irão tornar-se imprescindiveis, até mesmo durante a primeira metade da temporada, período durante o qual ele terá mais dificuldades para ultrapassar, mas com períodos positivos nos intervalos da chuva. O mesmo se pode dizer quanto a Tello. Não vamos deitar fora o bébé com a água do banho.

4. Está na hora de Peseiro fazer o seu trabalho: gerir as individualidades, e suas idiossincracias (isto não se escreve assim, mas siga). Ajudar jogadores como Deivid a serem felizes e a sentirem-se integrados, apesar da conjuntura depressiva que os afectam. Semear hoje, para mais tarde colher.

5. Tinha dito num post "átrasádo" que Peseiro tem em Setembro um aspecto astrológico sintomático de possiveis resultados menos agradáveis. Não tendo afectado o derby, vamos aguardar pelas duas próximas semanas e esperar pelo que aí vem. Se é que vem!

6. O jogo de ontem serviu para clarificar, e bem, a posição dos jogadores do SLB na perspectiva do seu treinador. E tal como já pensavamos por aqui, ser reforço não significa ser melhor do que os que já estavam á disposição de Koeman. Bem pelo contrário: deixar de fora Mantorras, Léo, Geovanni e Nuno Gomes foi o Hara-kiri lampião e uma benção lagartina.

sexta-feira, setembro 9

Clarificação da previsão para João Alves

quinta-feira, setembro 8

Rogerio Regis (28 Feb 1976 AD GC) - Época 2005/06

É o titular da defesa com a conjuntura astrológica menos vistosa, tendo um inicio de época um pouco atribulado, marcado quer pelo potencial para lesões quer por uma excessiva irritação e pouca clareza mental, alem de um excesso de impetuosidade. O período que vai de meados de Outubro a meados de Novembro arrisca trazer uma diminuíção na sua popularidade e na sua capacidade de se relacionar dentro do grupo. A partir de inicios de Dezembro tem indicios de melhorias, embora o excesso de trabalho se faça reflectir numa carga nervosa acima da média. Não está tão forte quanto na época passada, mas uma vez passada a fase mais atribulada promete ir equilibrando-se e aportando coisas positivas á equipa.

quarta-feira, setembro 7

Edson (15 Mar 1977 AD GC) - Época 2005/06

Existem duas formas de analisar a conjuntura astrológica de um jogador de futebol para uma época inteira. Uma, analisá-la no seu conjunto, por atacado, fazendo um balanço da mesma. Outra, analisar períodos especificos da época do jogador. Serve esta introdução para explicar que não há jogador algum que, ao longo de uma época desportiva, esteja sempre no auge.

O caso de Edson reflecte essa realidade mas, e tratando-se de uma nova contratação, não posso deixar de começar por fazer um balanço da conjuntura astrológica do jogador. Foi uma boa contratação, disso não restam dúvidas, até pelo preço a que foi contratado. É um jogador que vai crescer em Alvalade, quer em ambição quer no valor do seu passe desportivo.
A sua cotação aumentará á medida que fôr demonstrando fibra e capacidade de conquista, mas pelo meio há dificuldades a serem ultrapassadas, como já se viu do seu potencial para lesões esta época. Usando a hora de nascimento média (Meio dia) está localizada na primeira metade da temporada a grande dificuldade do jogador, dando indicações de alguns problemas para resolver a partir de finais de Outubro até meados de Dezembro, na pior fase da sua temporada, em que o trabalho em equipa se tornará mais complicado, e em que as discussões poderão ser o prato do dia, alem do potencial para problemas fisicos (reconfirmação).

Ultrapassada esta fase manterá o ritmo alto que a sua conjuntura planetária de base indica. Meados de Dezembro marca o inicio da recuperação para a melhor fase da sua temporada, feita de energia, popularidade e produtividade, até finais de Fevereiro. Dependendo do tal aspecto astrológico que desconheço o grau exacto do seu posicionamento, o resto da sua temporada continuará a ser marcado pelo sucesso. É um dos que possui o que é preciso para fazer desta temporada uma de sucesso para o SCP.

Nota

Estas previsões astrológicas foram efectuadas sem o conhecimento da hora de nascimento dos nativos, o que diminui em cerca de 20% o seu grau de fiabilidade. Tratando-se de um trabalho de análise ao desempenho profissional, e só profissional, dos jogadores em questão para o período da época desportiva 2005/06, a avaliação á sua qualidade só pode ser delineada a partir do final desse período, através dum balanço geral dos acontecimentos e resultados. Apesar de se tratar de um trabalho profissional, o autor não se responsabiliza por eventuais (e previsiveis) incorreções no mesmo.

Rodrigo Tello (14 Oct 1979 AD GC) - Época 2005/06

Já uma vez “usei” a aquisição de Rodrigo Tello para exemplificar o que não deve ser uma contratação. Os anos passam e, já ninguem tem dúvidas de que um milhão e meio de contos investidos foram jogados á rua. Mas agora não vale de nada estar a olhar para trás. A vida começa hoje, e é a partir de hoje que irei fazer um balanço da conjuntura do jogador.

A paciência da lagartagem com Tello está no limite, e o que não dava jeito nenhum era a fase complicada, quer a nível de imprensa, quer a nível de dificuldades fisicas e alguma frustração que o jogador se prepara para atravessar nos próximos meses. Por entre outros aspectos astrológicos, tenho um daqueles que depende da hora de nascimento o momento exacto da sua verificação, mas a média aponta para estes meses que aí vêm, de agora até Janeiro. Até lá, estranharia muito que Tello não fosse criticado, quer por imprensa quer por adeptos. O tal aspecto que depende da hora é parecido com o que fez de Ricardo um saco de boxe, para alem de ter reduzido a sua vida emocional a um monte de cacos. Este é um dos riscos que corre Tello e, convenhamos: se isto é pão com conduto, eu prefiro pão sêco.

Apesar de tudo tem alguns aspectos benevolentes para o ajudarem nestes meses menos conseguidos, e a partir de Janeiro/Fevereiro tem á sua disposição um balão de oxigénio planetário capaz de o integrar no espirito de um grupo vencedor. Um renascimento depois da tempestade, bem merecido para um jogador com qualidades futebolisticas, mas com dificuldades conjunturais por demais complicadas de ultrapassar.

Em Junho/Julho o período “negro” apontado regressa, mas desta vez mais benévolo e bem menos duradouro. Apesar disso, as possibilidades de ser dispensado são fortes e um cenário a levar muito a sério numa conjuntura como a dele.

terça-feira, setembro 6

Cheers

Em primeira página no dia de hoje, temos o Astrocosmo no http://www.quatroquatrodois.blogspot.com/, um blog de bola que "o" conheceu através de uns mails que deixei espalhados por aí no inicio desta insanidade.

Ao contrário do que seria de esperar de alguem que recebe um mail a anunciar um blog de astrologia futebolistica, o Master Kodro passou a frequentar de quando em vez este espaço. Foi dos primeiros a deixar um comentário a um post. "Linkou" o URL do Astrocosmo no QQD (ao contrário de outros blogs de futebol, que assobiaram para o lado). E agora, até escreve posts sobre ele no blog onde está instalado. Este post não pretende "agradecer" a publicidade do QQD, até porque a "marginalidade" do Astrocosmo está na sua génese, e sim explicar o que transforma blogs em casos de sucesso.

O sucesso de blogs como o QQD não está só associado á qualidade da prosa. Nem está só ligado com a pertinência dos seus pensamentos futebolisticos. Ou com a acutilância com que defende pontos de vista. Tambem o está, mas não só.

O grande trunfo de blogs como o QQD é a atitude que revelam. Não escondem, mostram. Não fecham, abrem-se "a". Não esperam, vão á procura. E transformam um blog em algo mais do que um amontoado de textos, com caixas de comentários apinhadas até ás costuras (anh?).

Os blogs de sucesso de hoje em dia são os "Cheers" do nosso tempo, onde há sempre espaço para "mandarmos" a nossa bojarda, e contando sempre com a tolerância e os textos perspicazes de quem modera e escreve. A dinâmica que é preciso saber criar, e de que nem todos são capazes, faz toda a diferença. O jornalismo do futuro passa por aqui. E sabe sempre bem ir a um sitio onde todos sabem o teu nome. Cheers, rapaziada.

segunda-feira, setembro 5

Mais "curtas"

1. Artur Jorge, com os seus Camarões, derrotou o principal adversário na luta por uma vaga no mundial da Alemanha, e logo em casa deste, perante o espectador Mourinho, e um insuficiente goleador Didier Drogba. Quatro jogos oficiais. Quatro vitórias. Primeiro lugar do grupo, depois de á sua chegada ao comando técnico a posição dos Camarões ser considerada pouco menos que "hopless" relativamente ás hipóteses de qualificação para o mundial.
Mas isso não é grande feito, sobretudo para a imprensa Portuguesa, que preferiu realçar o golo de Mantorras a uma selecção de segunda. Isto é impressão minha, ou o lobby benfiquista continua a definir o que é destaque, ou deixa de ser, nos jornais e televisões em função das azias pessoais provocadas por traumas do passado ?

2. "Azias" lampiãs á parte, faz-me confusão que Artur Jorge continue durante a restante temporada 2005/06 ao serviço da selecção dos Camarões. Vai desperdiçar meses de grande potencial conjuntural astrológico com jogos de preparação. Existem alguns indicadores astrológicos a possibilitarem a sua saída do comando técnico dos Camarões durante os próximos dois meses. Logo se verá se Rei Artur aproveita, ou não, para dar o "salto". Era uma sorte, mesmo que tal significasse a não qualificação dos Camarões para o mundial 2006. Sabem de algum clube "grande" Português a precisar de um treinador de potencial?

3. No dia de hoje surgem dois jogadores descontentes com a sua situação nos respectivos clubes, e a clamarem por permissão de partida: Maniche e McCarthy. Mais semelhanças: um nasceu a 11 de Novembro de 1977. O outro a 12 de Novembro de 1977. Quando estas coincidências acontecem, pareço uma barata tonta em pesquisa.

4. Depois da publicação das previsões para jogadores e treinador do FCP, seguir-se-á a previsão para jogadores e treinador do SCP. A de Peseiro ainda não está pronta, mas já por lá andei a escarafunchar, e não é animador o panorama geral para o mês de Setembro. Se já "apanha" o derby? Parece-me que sim, mas previsões para jogos especificos só no fim dos mesmos, que eu já me queimei o suficiente para não me meter nisso. Over.

domingo, setembro 4

A previsão do ano

sábado, setembro 3

João Alves (18 Aug 1980 AD GC) – Época 2005/06

Uma boa contratação para esta época, com indicações positivas para a globalidade da temporada, mas com alguns senãos a apontar. A começar já pelo mês de Setembro, podendo afirmar-se que não começa bem. Seja por problemas fisicos (uma das grandes questões da sua época 2005/06); seja porque os resultados da equipa não serão os que esperava; seja porque o seu rendimento não atingirá o nível ao seu alcance.

De facto, em Setembro, o seu potencial para lesões é elevado, e seria avisado baixar um pouco as expectativas iniciais, muito propicias a distrações comprometedoras dentro de campo ou fora dele. Tendo um bom potencial conjuntural astrológico geral para esta época, terá tempo, durante a mesma, de mostrar aquilo que vale.

Em Outubro temos algumas melhorias, mas não estará ainda ao seu melhor. Novembro/Dezembro prometem mais alguns pormenores interessantes, que aportará á equipa, mas Janeiro volta á carga com novas questões para resolver: o seu potencial problemático a nível fisico volta a mostrar a cara, e terá um mês com alguma neblina mental e possiveis perda de apoios, possiveis reflexos de um rendimento abaixo do esperado.

Mas sem stress, porque a partir de Fevereiro o panorama fica mais azul (verde?), e a sua popularidade crescerá como ervas daninhas em terreno baldio. É a melhor fase da sua temporada, numa fase de vida com indicações de reconhecimento, sucesso e parcerias lucrativas.

Não terminará a época sem que os problemas fisicos o continuem a apoquentar, naquela que é a grande pecha de 2005/06 e que, de certa maneira, retirar-lhe-á algum brilho.

O preço do seu passe revelar-se-á excessivamente elevado, mas só no decorrer da próxima temporada se terá a verdadeira noção da amplitude do diferencial. Falta-lhe alguma margem de “explosão” conjuntural astrológica nas próximas épocas para que se possa falar de uma contratação sem espinhas e com margem evolutiva.

sexta-feira, setembro 2

Leandro saiu em Setembro

Leandro partiu rumo ao Cruzeiro. Aqui fica a recordação da sua previsão astrológica para esta época:

"29.8.05

Leandro (19 Apr 1979 AD GC) - Época 2005/06

È um jogador em crescimento e com potencial astrológico para isso, mas a tentar equilibrar-se no meio de um grupo de trabalho e a integrar a sua rebeldia e vontade de pisar a linha dura de Co.

Ao mesmo tempo, corre riscos de sofrer lesões e/ou de ser dispensado, se fôr longe de mais na sua rebeldia, tudo isto entre Outubro e Dezembro. As possibilidades de saída estão presentes, tambem, no final de temporada, o que seria uma pena pois é um jogador com coisas positivas para aportar para a equipa na próxima temporada. Nesta tambem o fará se ultrapassar as questões apontadas, sendo um jogador com indicações de vitória e de popularidade acima da média."

quinta-feira, setembro 1

Ronald Koeman (21 Mar 1963 AD GC) – Época 2005/06

Boas tardes, amigos Benfiquistas. Hoje é dia de fazermos a previsão para o vosso comandante. Sei que escrevo para muitos milhões, e do vosso contentamento depende o meu futuro de cronista astrológico. É meu dever, acima de qualquer imperativo ètico, alimentar-vos a gula e expectativa de mais uma temporada vitoriosa. Pois aqui estou ao vosso dispôr.

Uma vez que não partilham dos conhecimentos de técnica-astrológica que utilizo para fundamentar as minhas previsões, vou tentar chegar-me a vós através de comparações com outros comandantes, de outras naus lampiãs. E assim resumirei a conjuntura de Koeman para os próximos meses.

Lembrem-se de Camacho, naquela fase final da ultima época que por cá andou, com ataques de frustração brutais (acho que um deles foi para com os tratadores de relva, ou para quem não o deixava usar a relva do já perecido estádio da luz; e outro foi com Roger, que foi de patins para o Brasil); lembrem-se dos tempos em que Trapattoni ganhou a alcunha de Trapalhoni, por alturas da derrota em Alvalade, em que era um dado praticamente certo que iria ser despedido (inclusive chegou a dizer que ponderava voltar para Itália por causa da esposa ou porque queria treinar uma equipa Italiana, ou algo do género); e lá para Maio do ano que vem, lembrem-se do que foi a época de Co Adriansee, pois encontrarão algumas semelhanças com a de Koeman.

Esta previsão pretende ser uma de Macro-Astrologia, sem entrar em detalhes de jogos especificos, mas não posso deixar de referir a fase de finais de Agosto/inicios de Setembro, que, desde logo, está a trazer algumas dificuldades ao treinador da vossa grande nação. Assim como assim, as coisas são capazes de ir ao sitio, de modo a que Koeman possa gozar durante algum tempo dos prazeres da boa imprensa e de uma popularidade que vocemecêses não deixarão de lhe proporcionar.

Este estado de graça promete terminar no período de Janeiro/Fevereiro de 2006, e é então que a malta terá de puxar pela memória para recordar Camacho e Trapattoni, mas sem a ambição, energia e poder de conquista que os caracterizou quando treinaram o glorioso. Uma espécie de rosa, mas só com os espinhos. De automóvel, mas só com espelhos retrovisores. De Gabriel Alves, sem espasmos vocais. De Santana Lopes, sem santanetes.

Nesta segunda fase da temporada, que vai de Janeiro a Maio de 2006 as indicações astrológicas ao meu dispôr indicam, para alem do que já ficou mencionado em comparação a Trappa e a Camacho, a possibilidade de dissolução de projectos estruturados, com a consequente perda de reputação e diminuíção de confiança nas suas capacidades. Os obstáculos a serem transpostos constituírão uma barreira tenaz, que terão consequencias na diminuíção dos níveis energéticos do treinador Benfiquista.

Tal como no caso de Co Adriaanse, existem indicações de que o trabalho possa ficar a meio (despedimento?), tendo um final de época sem indicações claras de vitória, mas com algumas indicações de rescisão de contrato. A grande diferença é que, ainda assim, Co Adriaanse apresenta uma conjuntura de médio prazo bastante positiva.

Quer isto dizer que não vamos ter Bis? Não quer. A importância da conjuntura de um treinador para os resultados da sua equipa é grande, mas não é absolutamente decisiva. Pode o treinador ser despedido a meio da época e trocado por um outro. Podem os aspectos astrológicos que não tenho á minha disposição (cerca de 20%) por não possuír a hora de nascimento do treinador serem fantásticos, e estar lá a indicação de vitória que por agora me falta. Podem os jogadores da equipa estar tão bem que, por pior conjuntura que o treinador tenha a vitória não lhes fuja. Pode isso tudo.

Mas preocupa-me (por vós, meus amigos) que, dos cerca de 80% de dados que tenho á minha disposição, não haja um único, no fim da época, a indicar vitória, mas existam vários a apontar para um fim de temporada frustrante e, portanto, não muito bem sucedida. Azar o vosso? Azar o meu? Azar o dele? A sorte é que eu nem sempre acerto e tenho dúvidas a dar com um pau* **.

*É com conclusões destas que se mantêm empregos. O autor apresenta desculpas a todos os leitores Benfiquistas que possam ter ficado desiludidos com as previsões apresentadas. Tentaremos ser mais optimistas numa próxima oportunidade. Não deixe de nos preferir.

** Por volta de meados de Agosto, um primo (Benfiquista) meu altamente céptico em relação ás minhas previsões astrológicas futebolisticas, fez-me assinar um papel a dizer que o Benfica não seria, esta temporada, campeão com Koeman ao leme. Ao que parece, o dito papel desapareceu-lhe da carteira. A quem o encontrar, pede-se a sua devolução imediata.